A Explosão de Dados: Uma nova era dos Softwares de Analytics

Na semana passada falamos sobre uma iminente explosão de dados online, e que em breve haverá um trilhão de sensores conectados à web. A dúvida que fica é: Como essa massa de novos dados, em tempo real será processada e analisada? Será que os atuais softwares de análise de dados darão conta do serviço? A resposta é não. Novos tipos de softwares serão necessários, assim como computadores muito mais poderosos.

Durante uma visita ao HP Labs, Richard MacManus (Editor do RWW Internacional) conversou com a Meichun Hsu, diretora do Laboratório de Gerenciamento de Informações Inteligentes, para discutir este assunto. Ela vem pesquisando soluções para análise de sensores em tempo-real, para a nova era da Internet das Coisas.

Meichun Hsu disse que os dados de sensores, juntamente com outros dados da web como feeds, devem ser geridos como ativos da empresa. Há uma grande quantidade de dados e eles precisam de “gestão integrada”.

Ela também acha que a análise e a função de computar devem se “aproximar dos dados”. Isso significa a quebra das paredes entre os dados e a análise, barreiras como os sistemas de CRM e estruturas similares usadas tradicionalmente no gerenciamento de dados corporativos. Ela disse que a gestão da informação empresarial e os sistemas de inteligência de negócio não mudaram muito nos últimos 20 anos.

Em termos de análise real, veremos algumas mudanças como nos novos métodos de visualização de dados e correlacionando os padrões nesses métodos.

O processamento precisa evoluir também. A emergente era da web, segundo Meichun, não trará apenas uma crescente quantidade de dados, mas também na taxa de transferência deles. A HP espera que a taxa de transferência aumente cerca de 10.000 vezes no futuro próximo, devido principalmente aos sensores. Isso exigirá processadores massivamente paralelos para análise, segundo a Meichun.

Em relação às aplicações comerciais em potencial que possam vir a surgir nesta avançada análise de dados, Meichun falou sobre o impacto no varejo como um exemplo. Um consumidor pode ser capaz de scanear uma tag em um produto e além de obter informações sobre ele, poderá também combinar isso com os dados sobre você e suas preferências. Os varejistas serão capazes de fazer uma segmentação avançada, micro campanhas em tempo real, e mais. Este tipo de funcionalidade requer análises em tempo real em uma escala jamais imaginada.

E você,  já pensou em alguma outra aplicação para a evoluída análise de dados em tempo real?

0 responses to “A Explosão de Dados: Uma nova era dos Softwares de Analytics

  1. Me pergunto quem irá digerir toda essa análise e interpretá-la para que possa ser transformada em ações concretas. O grau de utilização de web analytics nas empresas ainda está muito aquem de seu potencial transformador. Para atingí-lo é preciso que os dados saiam das mesas dos analistas de marketing e pervadam todas as funções. Escrevi sobre isso no meu post: http://midiascopio.blogspot.com/2010/09/de-mad-men-math-men.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *