Facebook com mais Anúncios Exibidos do que seus Concorrentes

Enquanto o Facebook não está sendo o campeão de receita de publicidade entre seus concorrentes, novos números da comScore indicam que o serviço se tornou o maior anunciante de exibições da web. O Wall Street Journal escreveu que os dados, que estão programados para serem lançados ainda nesta semana, “são mais recentes e mostram que o Facebook está se aproximando dos gigantes dos anúncios web”.

De acordo com a CMO da comScore, Linda Abraham, o salto do número de anúncios exibidos no Facebook pode ser conseqüência do novo design do site, o que possibilitou que mais anúncios fossem “espremidos” em cada página. Linda também especulou que o controle de publicidade da Microsoft não parece ser um fator principal.

Como foi discutido no ReadWriteWeb quando o Facebook assumiu a participação da Microsoft na publicidade dos sites, tudo isso parece ser parte da grande estratégia de publicidade do Facebook. Nem duas semanas após ultrapassar a Microsoft, o Facebook começou a aceitar o PayPal, levando a publicidade para seus 400 milhões de usuários uma realidade muito mais simples. A PR da empresa sobre seu relacionamento com o PayPal falou deste objetivo, dizendo que “a opção do pagamento com o PayPal facilita para os anunciantes executarem campanhas no Facebook, principalmente para pequenas empresas internacionais”.

Pelo visto esses esforços valeram a pena, já que o Facebook emitiu 176.3 bilhões de anúncios exibidos no primeiro trimestre de 2010, ficando bem a frente dos 131.6 bilhões de banners do Yahoo e dos 60.2 bilhões de anúncios da Microsoft. Mas, como o Wall Street Journal salienta, a receita desses anúncios está muito abaixo da receita do Yahoo e da Microsoft. O Facebook ganhou US$ 500 milhões em 2009 e espera ganhar mais de US$ 1 bilhão em 2010, enquanto o Yahoo ganhou US$ 6.5 bilhões em 2009, sendo que grande parte veio da publicidade.

No entanto o Facebook continua crescendo, e estamos esperando para ver o que a empresa tem guardado em estratégia de publicidade em relação ao controverso Open Graph. A empresa já deve estar fazendo alguns negócios interessantes, como as conexões de “Instant Personalization” com o Yelp, Pandora e CNN. Mesmo que a categoria de anúncios exibidos possa ser uma maneira fácil de comparar o Facebook com gigantes como a Microsoft e o Yahoo, isso pode ser apenas uma fração do que o Facebook guardou para anunciantes e usuários.

0 responses to “Facebook com mais Anúncios Exibidos do que seus Concorrentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *