Imagino que todos os usuários do Facebook temiam que este dia chegasse, mas foi inevitável. A gigante social, que agora é dona do Instagram, começou a testar a implementação dos “Trending Articles” (Artigos Populares) no feed dos usuários.

Esta funcionalidade já é conhecida pelos usuários de outras redes sociais como Twitter ou Google+, e no caso do Facebook será um pouco mais invasiva. Os “Trending Articles” de Zuckerberg serão exibidos no início do feed de notícias do usuário. Por enquanto, os usuários que se depararam com a funcionalidade tiveram a oportunidade de ler entre três e seis artigos. Todos esses artigos são retirados de aplicativos de leitores sociais de empresas como The Washington Post e The Huffington Post. Cada um desses artigos é exibido da seguinte forma: uma pequena imagem com o título e os primeiros 100 caracteres do texto, além dos nomes dos seus amigos que leram a matéria.

Como você pode ver na imagem abaixo, a inserção desses artigos acaba tomando muito espaço do feed do usuário, o que pode atrapalhar e MUITO na experiência do usuário. Um leitor do site de tecnologia Mashable enviou um print para o site e afirmou que se surpreendeu com os Trending Articles, já que ele não utiliza nenhum aplicativo de notícias. O pior de tudo é que os artigos exibidos não eram tão populares como deveriam, e apenas um de seus amigos tinha lido um dos artigos.

Os testes estão em andamento para alguns usuários, mas por enquanto parecem não ajudar tanto. O fato dos artigos aparecem para aqueles que não deveriam visualizá-los pode ser uma amostra da vontade do Facebook em “empurrar” aplicativos em seus usuários, ou quem sabe um simples bug. Como a funcionalidade ainda está em fase de testes, podemos ver muitas mudanças em alguns dias. Vamos torcer para que uma delas seja a posição dos Trending Articles (talvez com uma barra lateral, como os Trending Topics do Twitter) , e quem sabe a possibilidade de desabilitar a funcionalidade (claro que o histórico do Facebook com a privacidade do usuário não é tão bom, mas não custa sonhar).

E você, vai querer visualizar os Trending Articles na sua página de feed do azulão?