Facebook Continua Crescendo no Brasil, Mas ainda Longe do Orkut

Segundo o blog Inside Facebook, em todo o mundo, existem alguns mercados importantes nos quais o Facebook está em desvantagem em relação às outras redes sociais. Em 2009, esses mercados ainda eram territórios de incerteza, mas neste ano, estamos vendo sinais de que o Facebook pode ganhar posições, mesmo nos países mais improváveis.

O Brasil se destaca na América do Sul, tanto por ser o único país que fala português, tanto pela cultura distinta. E também se destaca na internet por outra razão: a adoção da rede social da Google, o Orkut. É possível que o Brasil é agora o último país em que a rede social se destaca, já que há sinais de que o Facebook superou o Orkut na Índia.

Mas esta tarefa não é tão fácil assim no Brasil, onde o Orkut possui cerca de 50 milhões de usuários, ou aproximadamente 25% de penetração no país de 192 milhões de pessoas. Isso é a participação que o Facebook tem no seu maior mercado na América do Sul, a Argentina.

Mas o Facebook tem feito progressos significativos neste ano. Com os últimos números de Junho, a rede social ganhou 2,4 milhões de novos usuários nos primeiros 6 meses deste ano no Brasil.

Pelos nossos cálculos, o Brasil deve ter 14 milhões de usuários do Facebook no próximo ano se continuar a crescer nesta velocidade. No entanto, o crescimento do Facebook não é tipicamente linear em novos mercados. Se o serviço pode continuar crescendo no por aqui, esse número pode ser facilmente dobrado, fazendo com que o Facebook fique da metade do tamanho do Orkut. E você, acha que o Facebook é capaz de superar o Orkut no Brasil?

0 responses to “Facebook Continua Crescendo no Brasil, Mas ainda Longe do Orkut

  1. Acredito que o Facebook, pode sim se igualar ao número de usuários brasileiros que utilizam o Orkut. Motivos não faltam: o Facebook permite que você se conecte com pessoas de todo mundo, ao contrário do Orkut que possui, praticamente, apenas brasileiros e indianos, o facebook é bem mais fácil e simples de se usar do que o Orkut, entre outras vantagens.

  2. Acredito que o Facebook, pode sim se igualar ao número de usuários brasileiros que utilizam o Orkut. Motivos não faltam: o Facebook permite que você se conecte com pessoas de todo mundo, ao contrário do Orkut que possui, praticamente, apenas brasileiros e indianos, o facebook é bem mais fácil e simples de se usar do que o Orkut, entre outras vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *