Facebook Places, uma Oportunidade Para os Pequenos Negócios

O Facebook provocou um buzz considerável na semana passada com o anúncio do Places, a tentativa do gigante social nos de atacar o mercado de localização, dominado por Foursquare e Gowalla.

Embora o recurso ainda esteja sendo implantado para todos os usuários, o enorme potencial que ele possui para as pequenas empresas, será difícil de ser superado.

O que faz do Places tão importante não é tanto sua funcionalidade (que aparentemente é similar a dos players existentes), mas sim o fato de que ele está sendo lançado pelo Facebook. Com mais de 500 milhões de usuários, que são automaticamente incluídos na nova função, o Facebook pode ser muito bem o responsável por colocar a geolocalização na mira do povão.

O Boca-a-Boca e a Publicidade Paga Para seu Negócio

Se o seu negócio possui uma localização real que os clientes possam visitar, o Facebook Places é outro canal para a promoção boca-a-boca, e de uma forma muito poderosa. Cada vez que um cliente fizer o check-in no seu estabelecimento, ele está automaticamente contando isso a todos os seus amigos. No Facebook, as redes tendem a ser maiores que a dos serviços de localização, que só começaram a ser realmente utilizados por um grupo “maior” no ano passado. Supondo que seu feedback seja positivo, isso é uma promoção boca-a-boca gratuita, geralmente com grande alcance.

Para as empresas que estão dispostas a gastar alguns reais por exposição adicional, o Places é construído diretamente na plataforma de publicidade social do Facebook, assim como o Pages. Para aqueles que inda não fizeram uma campanha de anúncios no Facebook, é muito fácil comprar anúncios pay-per-click para usuários segmentados por sexo, idade, interesses, estado civil, e, mais importante neste caso, posição geográfica. O texto e as imagens do anúncio são totalmente personalizáveis, e a headline pode direcionar para seu Place, Page, ou site da empresa.

Como Começar

Se a sua empresa já está configurada no Places, basta pesquisar por ela pela caixa de busca padrão do Facebook para visualizá-la. Então, você encontrará um link no canto inferior esquerdo perguntando “Is this your business?” Clique ali para apresentar sua reivindicação de propriedade, e o Facebook usará seu telefone para confirmar.

Se sua empresa ainda não está no Places, você pode configurá-la usando o aplicativo do Facebook do iPhone, Android ou Blackberry. Basta iniciar o Places, clicar no botão “Check In” e depois clique no botão “Add” ou “+” para adicionar um novo local.

Você já deu uma conferida no Facebook Places? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *