Facebook Places Será Lançado em Breve: Localização Mais Social

O serviço de localização do Facebook, o “Places,” está quase sendo lançado e será apenas uma API para outros serviços especializados de localização se conectarem, a princípio. Isso segundo um recente post de Caroline McCarthy da CNET.

Quando o Facebook Places for lançado, se bem executado, terá um grande impacto na experiência do usuário do Facebook, em nossos relacionamentos com os lugares que visitamos e sobre a mídia tradicional local, que sempre nos informou desses lugares ao longo dos anos.

O que as Pessoas Vão Fazer com o Facebook Places?

Em um post do ReadWriteWeb sobre as razões que as pessoas utilizam redes sociais baseadas em localização, foram discutidas três razões principais das pessoas utilizarem esse tipo de serviço atualmente:

  1. Conexões sociais planejadas e surpresas pela cidade.
  2. Pelo jogo, para juntar pontos e comentar dos lugares legais que as pessoas vão.
  3. Como um diário pessoal de viagens.

Esperamos que algumas dessas motivações também sejam aplicáveis para os milhões de usuários do Facebook, e não apenas para os “poucos” usuários de serviços como o Foursquare e o Gowalla.

O Facebook já enfatiza a divulgação dos afazeres de seus amigos e família. Será que o Facebook Places irá ajudar a satisfazer o interesse das pessoas em saber sobre os lugares de suas vidas? Pelo menos é isso que o Foursquare começou a oferecer e cresceu no estilo do Facebook, o que é uma perspectiva animadora para os consumidores.

Na direita: Uma notificação do Foursquare de quando você faz o check-in perto de algum amigo, ou e alguma marca que você tenha adicionado.

No entanto, o executivo de publicidade Dave Morgan alegou que isso não será interessante para a mídia local tradicional. Dave acredita que o aumento de serviços baseados em localização, já que são altamente atraentes e fáceis de usar, vão sugar a vida da publicidade dos jornais e rádios locais. Se ele está certo, o lançamento do Facebook Places provavelmente será crítico para as mídias locais.

Preocupações dos Desenvolvedores

Caroline McCarthy também confirmou que o Facebook adquiriu o serviço de check-ins social Hot Potato, que foi relatado primeiramente pelo TechCrunch no final do mês passado. Caroline diz que o Facebook está fazendo parceria com o serviço de listagem de empresas Localeze para preencher as informações de localização. Muitos pontos surgirão ao longo da cadeia de valor para os fornecedores de dados servirem às necessidades maciças do Facebook. Quanto a empresa vai construir ou comprar? Não nos surpreenderíamos com uma parceria entre Facebook e Yelp também.

Caroline encerra sua cobertura assim:

Naturalmente, existem as complicações que deixam a comunidade de startups de serviços de localização com várias dúvidas sobre o quanto de seus dados eles terão que compartilhar com o Facebook se eles quiserem usar a nova API. Além disso, a tendência do Facebook de conseguir uma atenção negativa da imprensa sobre sua privacidade pode fazer com que as pessoas fiquem com um pé atrás em relação ao projeto.

Mas provavelmente elas não terão muita escolha. O Facebook é a maior força da web social, e está prestes a ser a maior força na geolocalização também.

O Facebook claramente é mais social que a Google, então a falta de integração anterior por parte das startups com as APIs de localização da Google não significa que a resposta também será fria para a oferta do Facebook.

Escolher se focar em uma API em vez de construir o seu próprio recurso de check-in nativo, se isso é o que a empresa realmente fará, é uma grande jogada estratégica. A empresa provavelmente provocará uma batalha dos concorrentes para ver quem irá construir o melhor aplicativo de localização pela sua plataforma, e então, comprará o vencedor. Isso pode frustrar as outras startups, mas soa como uma ótima estratégia para o Facebook e seus usuários.

No entanto, a maneira que o Facebook tem lidado com a privacidade tem causado polemica. Será que a empresa encontrará o equilíbrio entre efetuar uma mudança cultural e manter seus usuários felizes e seguros?

Muitas perguntas serão respondidas e formadas quando o serviço for lançado.

0 responses to “Facebook Places Será Lançado em Breve: Localização Mais Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *