Facebook Acredita no Yahoo como um Agregador de Redes Sociais

O Yahoo! anunciou uma série de alterações que estão sendo executadas durante a semana com o propósito de integrar o serviços da rede social Facebook com várias propriedades do Yahoo, incluindo o Yahoo Mail e sua homepage. Também há novidades sobre uma atualização no Yahoo Profiles. Originalmente lançado em 2008, os novos perfis serão acessíveis pelo pulse.yahoo.com (assim que a empresa ativar a URL.)

Com todas essas mudanças, nos perguntamos: Será que o Yahoo finalmente escolheu uma nova direção? E será essa direção a “agregação de redes sociais”?

Yahoo Seguindo uma nova Direção?

De acordo com a press release da empresa, o diretor sênior da Social Platforms e do Yahoo! Developer Network, Cody Simms, disse que o Yahoo está “posicionado preferencialmente para proporcionar às pessoas todos os métodos tradicionais de descoberta de conteúdo – social, busca, comunicações, e editorial,” o que soa mais como uma declaração de missão da empresa, o que por sinal não acontecia havia anos.

Uma vez queridinho da internet em uma antiga era dos portais, o Yahoo está vem se debatendo ao longo dos anos, sem nenhum rumo evidente. Então, qual era a novidade? Com a nova integração com o Facebook, parece que agora o Yahoo acordou. É um agregador não só de notícias, mas de redes sociais também.

Leitor RSS Mainstream, Agora Também um Agregador de Redes Sociais

A homepage do Yahoo já funciona de certa forma como um leitor de RSS para os usuários mainstream que não sabem o que é o RSS – você “adiciona seus sites favoritos” para personalizar a barra lateral da homepage a partir de uma lista de opções que inclui as propriedades do Yahoo, principais publicações de notícias como o NPR e o WSJ, alguns blogs top como o Huffington Post e o Boing Boing, além de algumas redes sociais.

O Facebook agora se junta à própria rede “Buzz” do Yahoo (um clone do Digg para votar nas notícias), com o Twitter e o Flickr, o último sendo propriedade do Yahoo, na lista de sites sociais que podem ser adicionados como “favoritos” na homepage.

Com a nova integração com o Facebook, você pode ler seu News Feed do Yahoo.com pelo recurso “Facebook Quickview”. Depois de dar permissão ao site (semelhante à forma como as aplicações do Facebook funcionam), o Facebook é lançado como uma mini-janela na homepage do Yahoo… assim como funcionam todas as fontes sociais e de notícias hoje em dia.

Facebook está em toda parte no Yahoo

Essa integração não pára por aí – está espalhada nos sites da rede, incluindo o Yahoo! News, Yahoo! Sports, Flickr, e sites de entretenimento do Yahoo como o omg!, o Yahoo! TV, e o Yahoo! Movies. E a empresa promete muito mais

A partir de qualquer uma dessas fontes, esses conteúdos criados e compartilhados podem linkar as atividades nos perfis do Facebook, permitindo que as suas ações no Yahoo serem postadas no Facebook Wall e no News Feed.

Pela grande extensão da agregação social, os usuários do Yahoo terão um painel centralizado para gerenciar suas redes sociais externas: o Yahoo! Pulse. Disponível (esperamos que seja em breve) no pulse.yahoo.com, o site irá substituir o Yahoo! Profiles, sendo um lugar para links, gerenciamento  e atualizações das contas sociais e das configurações de privacidade.

O Facebook pode Salvar o Yahoo?

Se tratando de escolher uma direção, indo com tudo com o Facebook não é uma má escolha para a empresa em baixa, que foi recentemente descrita pelo New York Times como “um cachorro,” em referência ao seu fraco desempenho na bolsa.

Criar um painel social e de notícias no Yahoo.com é uma escolha decente para a empresa – afinal, isso é o que a Google está fazendo com o Buzz e, não vamos esquecer que o agregador social FriendFeed estava indo muito bem até ser comprado pelo Facebook.

Então, será que um Yahoo com muito Facebook será o suficiente para salvar a empresa? Ou você acha que a empresa demorou muito para escolher uma direção?

0 responses to “Facebook Acredita no Yahoo como um Agregador de Redes Sociais

  1. Com relação à estratégia de mercado eu não tenho o que falar muito, mas como usuário, eu já tive vários problemas com o Yahoo!, como impossibilidade de recuperar senha de email (o processo deles dificulta bastante as coisas) e até coisa simples (como mudar a data de nascimento – me custou duas horas até eu saber que não tinha essa funcionalidade) . Ah, e eles não tem um link “reportar bug” ou algo parecido.

    Sem contar no Y!Mail, que possuiu um dia uma interface bonitinha pra época e ficou por isso mesmo.

    Por esse tipo de coisa que eu evito usar serviços Yahoo! e com certeza outras pessoas compartilham da mesma experiência.

  2. Com relação à estratégia de mercado eu não tenho o que falar muito, mas como usuário, eu já tive vários problemas com o Yahoo!, como impossibilidade de recuperar senha de email (o processo deles dificulta bastante as coisas) e até coisa simples (como mudar a data de nascimento – me custou duas horas até eu saber que não tinha essa funcionalidade) . Ah, e eles não tem um link “reportar bug” ou algo parecido.

    Sem contar no Y!Mail, que possuiu um dia uma interface bonitinha pra época e ficou por isso mesmo.

    Por esse tipo de coisa que eu evito usar serviços Yahoo! e com certeza outras pessoas compartilham da mesma experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *