Facebook Volta Atrás: Mudanças Nas Opções Privacidade

O fundador do Facebook Mark Zuckerberg ontem e anunciou que repensou e está desistindo de algumas das maiores e mais controversas mudanças feitas na privacidade do site em Dezembro. Infelizmente a configuração padrão para a maioria dos conteúdos publicados no Facebook não mudou. Ela continua pública, ao contrário da natureza privada do serviço que existia quando milhões se inscreveram, mas o controle sobre algumas definições essenciais estão agora voltando para as mãos dos usuários.

Os usuários agora podem esconder sua lista de amigos e sua lista de páginas de interesse do público em geral. Eles também podem sair (opt-out) da “personalização instantânea” e de toda a plataforma de aplicativos e jogos rapidamente. Estas são grandes mudanças.

Quando o Facebook mudou sua configuração padrão do conteúdo postado de privado para público em Dezembro, a empresa citou algumas razões absurdas para fazer tal mudança: a popularidade dos reality shows,o fato de que as pessoas postam mais comentários online, etc.

A mudança da configuração padrão já foi bastante desagradável, mas fazer com que as páginas de feed fossem irremediavelmente públicas foi completamente antiético. Se você fosse fã da página “Eu estou tendo um caso” no Facebook, todos iriam saber em Dezembro, e não havia nenhuma maneira de limitar esta exposição nem mesmo para apenas os amigos de confiança.

Agora isso foi mudado, e os usuários serão capazes de manter essas páginas privadas.

A capacidade de ocultar sua lista de amigos do mundo em geral era algo que o Facebook também havia retirado em Dezembro. Depois de um dia de indignação, a empresa mudou rapidamente a política para permitir que os usuários ocultassem suas listas de amigos dos outros. Agora as listas de amigos podem ser privadas novamente.

O tempo irá dizer como isso tudo será efetivamente aplicado, por quanto tempo será assim e como será. O tom usado por Zuckerberg na coletiva de imprensa (presunçoso, hipócrita, desafiador, mas aparentemente arrependido) não foi promissor. Mas que assim seja. Veremos o que acontecerá. Segundo Zuckerberg este é o fim da reforma que eles estavam fazendo. O post no blog da empresa sobre essas mudanças está aqui. E você, o que achou?

0 responses to “Facebook Volta Atrás: Mudanças Nas Opções Privacidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *