FeedBurner Entra na Onda Real Time, Esqueceram Do Google Analytics

O AdSense para Feeds da Google , o serviço de publicações de RSS que já foi conhecido como FeedBurner, teve recentemente uma esperada atualização e agora exibe estatísticas de assinantes e de interações dos leitores em tempo real. Quando será que o Google Analytics vai ter estatísticas em tempo real? Essa é a pergunta que muitas pessoas estão se fazendo – mas ainda não é totalmente claro como isso seria útil.

É ótimo saber sobre os números de assinantes de feeds, e as receitas de publicidade feeds também não são completamente ruins. Mas as pageviews ainda têm sido o que mais importa para os editores. As pessoas dizem que o Feedburner não é tão importante quanto já foi por causa da ascensão do Twitter, mas nenhuma publicação secundária é mais importante do que ter o leitor caindo em sua própria página. Claro que há potencial neste tipo de análise em tempo real, para ser aproveitado para otimização automatizada de decisão editorial, mas esse é um campo relativamente novo.

Será que um analytics em tempo real seria útil? Nem todo mundo pensa assim.

“95% do tempo é simplesmente uma maneira divertida de ver quem está no seu site e onde estão navegando,” disse Joel Lewenstein, Designer de Produto do Quora, no Quora.

“Embora seja divertido ver isso acontecer a cada momento, o analytics em tempo real nunca será tão acionável como os sistemas mais robustos como o Google Analytics.

“Porém, além da diversão, descobrimos que ele é incrivelmente útil para o diagnóstico do site. Quando recebemos os alertas de que os servidores ou balanceadores de carga não estão funcionando, o Chartbeat fornece um bom check-and-balance: o site realmente foi derrubado ou foi um alarme falso?”

Mas o editor mais hardcore de conteúdo pode não concordar. A HP, por exemplo, está trabalhando com o Huffington Post para integrar  a tecnologia da empresa para medir o crescimento e quedas da audiência em um processo automatizado que classificam as histórias na página do Huffington Post. O analytics em tempo real pode ajudar muitos editores a otimizar layouts altamente flexíveis para que seu site possa capturar o máximo do interesse dos leitores.

Será que um FeedBurner em tempo real permitiria esse tipo de jogada estratégica por parte dos editores? Certamente parece possível. Mas ainda assim, esqueceram-se do Google Analytics.

0 responses to “FeedBurner Entra na Onda Real Time, Esqueceram Do Google Analytics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *