Baixe Agora o Fennec, o Firefox Para Android

O Fennec agora está disponível para telefones que usam o Android como sistema operacional. Este precoce navegador é a versão mobile de seu primo, o Mozilla Firefox. Assim como seu antecessor, o Fennec oferece navegação por abas e add-nos. Ele também possui um add-on opcional chamado “Weave”, que permite a sincronização de seu histórico, senhas, favoritos e de suas abas entre as versões do navegador mobile e do desktop.

Mas antes de instalar o Fennec, esteja avisado: este download é uma versão “pré-alfa”, o que significa que é normal encontrar alguns bugs e instabilidades gerais.

De acordo com o desenvolvedor da Mozilla, Vladimir Vukicevic, a versão atual do Fennec possui as seguintes limitações:

  • Só foi testada no Motorola Droid (Motorola Milestone no Brasil) e no Nexus One. Em outras palavras, se você possui outro Android pode encontrar outros problemas. (Nós do @rwwbr testamos no Droid, e tivemos vários crashes)
  • Os bugs podem fazer com que o telefone pare de responder, exigindo o reboot.
  • O uso de memória desta versão é grande – os desenvolvedores do Fennec ainda não fizeram muitas otimizações. Isso pode causar alguns problemas com páginas pesadas, principalmente em dispositivos com pouca memória como o Droid.
  • O aplicativo irá fechar e reiniciar na primeira vez que utilizá-lo, isso também acontecerá nas instalações de add-nos, isso é uma peculiaridade do processo de instalação e está sendo trabalhado.
  • Você não pode abrir links de outros aplicativos utilizando o Fennec.
  • Esta versão requer o Android 2.0 ou superior e provavelmente um dispositivo com OpenGL ES 2.0.
  • Esta versão deve ser instalada na memória interna, e não em um cartão SD.

Mesmo assim, este lançamento pré-alfa do Fennec possui algumas características interessantes, principalmente a integração Weave mencionada acima. A versão experimental do Weave é instalada como um add-on do Fennec e depois é preciso reiniciar o navegador para ativá-la, assim como a versão desktop Firefox.

Entretanto, uma vez instalada, o add-on permite que você sincronize todas as suas atividades do Fennec em seu Firefox no desktop.

O Fennec também possui uma barra combinada de busca e de endereços, parecida com a que temos no Google Chrome. E ela vem com motores de busca integrados como o Google (padrão) e alguns motores de sites específicos como o Amazon, Twitter e YouTube.

Se você está testando o Fennec, você pode também baixar um utilitário chamado “White Killer”, que o ajuda quando um aplicativo do Android não responde. Caso contrário, você provavelmente precisará fazer isto quando tiver problemas: vá para Android Settings, selecione “Applications,” e depois “Manage Applications,” selecione “Fennec,” e aperte “Force Stop.”

Para baixar o Fennec diretamente do seu Android basta acessar http://bit.ly/fennec-android. Tente por sua conta e risco.

0 responses to “Baixe Agora o Fennec, o Firefox Para Android

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *