Firefox Mobile Chegando ao Android, Mas Quando?

O Fennec, a versão mobile do navegador Firefox, está agora disponível em sua versão primária para aparelhos Android graças a uma compilação de download postada em um fórum de desenvolvedores do Android. E falando primária, queremos dizer não oficial, pré-alfa e específica para o android 2. Mas para todos os interessados em desenvolvimento de navegadores mobile, este serviço serve para se ter uma ideia do futuro dos planos para mobile do Firefox.

Fennec para o Droid

A versão do Fennec do desenvolvedor alemão Martin Schirr é ideal para os usuários do Droid porque exige um teclado hardware. Sem suporte touch ou multi-touch, ele não funcionará em todos os aparelhos com o SO Google Android.

Além de ser um download pesado, 41 mb, ele trava no primeiro boot. Além disso, é lento e propenso a falhas e bugs. Mas isso é o que pré-alfa significa, principalmente um pré-alfa que não foi lançado oficialmente pela própria empresa, a Mozilla.

Então o que se pode fazer com a versão Android do Fennec? Bem, você pode testar seus recursos como a navegação com abas, sincronização de abas entre desktop e mobile e complementos do navegador. Neste momento, não existem muitos add-nos disponíveis, mas isso não é surpresa pela fase de desenvolvimento em que o aplicativo se encontra.

E Irá Demorar para Lançar o Fennec?

A primeira vez que ouvimos sobre os planos da Mozilla de trazer o Fennec para o Android em Junho do ano passado quando a Google anunciou uma mudança na forma como o software pode ser executado no Android. Depois do lançamento do novo Android NDK que utiliza linguagens de programação C/C++, a mesma do Firefox. A Mozilla começou a considerar a possibilidade de trazer o navegador Fennec para a plataforma móvel da Google.

Em Outubro o CEO da Mozilla, John Lilly, reconfirmou os planos da empresa em construir uma versão para o Android enquanto falava de seus vários recursos como suporte para “Javascript, CSS, Flash, SVG, áudio e vídeo.” Seria o “primeiro navegador mobile que suporta add-nos,” segundo ele.

Quase nove meses depois disso e ainda não existe uma versão utilizável do navegador para dispositivos do Android, apenas versões pré-alfa como esta. Deveríamos nos preocupar? E a Mozilla?

Enquanto esperamos por uma versão oficial do Fennec, a popularidade dos navegadores Webkit continua a crescer, o Opera ganha mercado e, no último mês, a Microsoft anunciou o lançamento de um novo sistema operacional mobile até o final do ano, Windows Phone 7 Series. Este novo sistema operacional irá incluir uma versão atualizada do Internet Explorer Mobile que possui suporte multi-touch e navegação por abas, dentre outras funcionalidades.

Espera-se que a Mozilla lance uma versão do Fennec ao mesmo tempo, mas dependendo da data exata dos lançamentos, eles podem não serem mais chamados de “primeiro”, pelo menos entre os top navegadores que já estão por aí (aplicativos de terceiros já possuem navegação por abas em vários aparelhos). Mesmo assim, a Mozilla continua forte. E assim que ela lançar oficialmente o serviço, ele pode ter muito mais a oferecer que seus concorrentes.

Enquanto isso, os fãs geeks do Android que estão interessados podem conferir esta versão do Fennec. Mas os usuários comuns do Android provavelmente devem manter distância por agora, esta versão não foi feita para o uso diário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *