Flash Agora Vai Poder Exportar Para HTML5 Canvas

A Adobe irá apresentar em breve o seu Creative Suite 5 ao público. Uma nova ferramenta do kit permitirá a exportação facilitada de animações Flash para código Canvas HTML5. Depois do lançamento do IE9, todos os principais navegadores irão suportar Canvas. Com isso, animações Flash poderão ser visualizadas por qualquer um, sem a necessidade de baixar o plugin do Flash. Isso significa também que os dispositivos que não aceitam o plugin poderão executar as animações criadas nele (Olá iPad e iPhone!).

Um dos pontos interessantes em relação a este recurso é o fato de que produtos da Apple bloqueiam o Flash de “acessar algumas APIs do sistema operacional.” O HTML5 pode provar ser um caminho de volta para os usuários do Flash que não são grandes fãs da plataforma e também usuários de dispositivos da Apple, como iPhone e iPad, que desejam utilizar este conteúdo multimídia, sem restrições.

No vídeo abaixo, o evangelista da plataforma Adobe Flash, Michael Chaize, compara o desempenho do Flash 10.1 com o HTML5 em dispositivos móveis. Se quiser mais informações comparativas entre as plataformas, você pode conferir aqui:

0 responses to “Flash Agora Vai Poder Exportar Para HTML5 Canvas

  1. Na verdade, a Web ganhou. Então eu acho que todo mundo ganhou.

    – Ganhou Steve Jobs, pois agora pode ter uma comunidade legal à mais de devs para desenvolver conteúdo rico para iPhones e iPods.
    – Ganhou a Web, pois agora o plugin do flash é opcional para vários tipos de animações, já que se pode exportar conteúdo em HTML5.
    – Ganhou a Adobe, que ao invés de só defender o que é dela, defende os interesses dos usuários e dos devs: o Flash ainda é uma plataforma incrível pra desenvolvimento, mas não é em todo lugar que o Flash pode estar.

    O que eu disse com “Chupa Jobs” foi que, eu acho, que isso foi meio inesperado por ele 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *