O evento For Leadership 2012 começa hoje (18/09) e busca aproximar investidores de empreendedores do setor de tecnologia, incentivando os jovens universitários da região de Joinville. Serão realizadas palestras em Setembro e Outubro. Confira a release:

Hoje começa o For Leadership 2012, evento que busca aproximar investidores de empreendedores do setor de tecnologia, incentivando os jovens universitários da região de Joinville a empreender. Serão realizadas três palestras com temas relacionados a empreendedorismo e startups.

O For Leadership 2012 irá apresentar palestras para incentivar e motivar o público a participar mais da vida empreendedora, não se contendo à definição de abrir uma empresa, mas olhando pelo lado mais amplo desse conceito, empreendendo no seu dia-a-dia. O evento será realizado pela Empresa Júnior Joinville (EJJ), sediada na UDESC Joinville.

Já o “Desafio de Ideias” visa estimular, na prática, os jovens universitários a participarem ativamente do mercado de trabalho ainda antes de completarem sua graduação. “Acreditamos que muitas vezes o jovem tem uma boa ideia, mas por falta de um “empurrãozinho” acaba a deixando morrer, ao invés de transformá-la em algo que possa ser lucrativo e benéfico para si próprio e para a sociedade”, comenta Henrique Nunes, organizador do For Leadership. Além disso, a EJJ espera divulgar sua marca e a de seus patrocinadores e apoiadores na realização do evento, que é totalmente gratuito e realizado apenas com o dinheiro de patrocínio.

“Posso dizer que me considero um verdadeiro empreendedor ao participar da organização deste evento. Desenvolver o empreendedorismo através do próprio empreendedorismo é a maior lição que tiramos do For Leadership 2012, e tentamos passar aos participantes e investidores, direta ou indiretamente, nesse nosso sonho”, destaca o organizador do evento, Henrique Nunes.

Desafio de Ideias

O desafio empresarial da edição do For Leadership deste ano consistirá em transformar uma ideia, podendo ser um produto, serviço, ou mesmo até um negócio já com formas de empresa, e transformá-lo em um negócio viável. Para isso contaremos com um treinamento de Michel Winkler (presidente da XperienZ), que instruirá os participantes sobre o uso do Business Model Canvas, dentre outras dicas que possam ser interessantes a alguém que quer começar um negócio. Depois deste treinamento haverá uma semana sem atividades, tempo que os participantes terão para “maturarem” suas ideias e prepararem uma apresentação, que ocorrerá no estilo “feira de negócios”: cada um terá um espaço próprio onde poderão apresentar seus negócios da forma que acharem melhor, sendo obrigatória apenas a apresentação do Canvas. Eles serão julgados pelos patrocinadores e membros das organizações, e os dois melhores projetos receberão um iPad3 e um Smartphone, respectivamente.

Cronograma

  • 18/09: Palestra de Abertura na UDESC – Marc Chien Kirst – 19h (tema: Empreendedorismo)
  • 19/09: Palestra na SOCIESC (Marquês de Olinda) – Décio Marcellino – 19h00min (tema: Pensamento Complexo)
  • 20/09: Palestra na UDESC – Lineu Fernando Del Ciampo – 19h00min (tema: Desafios de Abrir um Negócio)/ Encerramento das Inscrições para o “Desafio de Ideias” – 23h59min
  • 22/09: Treinamento do “Desafio de Ideias”
  • 29/09: Apresentação do “Desafio de Ideias”
  • 03/10: Palestra de encerramento e premiação dos vencedores do “Desafio de Ideias”

As apresentações serão palestras normais, com duração entre 1h e 1h30min cada, com os recursos que o palestrante preferir usar.

As inscrições podem ser feitas pelo site, através do preenchimento de um breve formulário. Só será permitida a participação de estudantes regularmente matriculados em algum curso da graduação.