Gmail Volta no Tempo e Contra as Tags

No Gmail Labs, a seção “Configurações”, com recursos experimentais opcionais para o programa de email da Google acabou de receber duas atualizações: “mensagens sneak peek” e  estrutura de diretórios. O sneak peek é bastante interessante, ele permite a visualização da mensagem sem precisar abrir, para que você possa tomar medidas imediatas. Bastante útil.

Mas a estrutura de diretórios é bastante curiosa. Transforma o Gmail, uma vez eleito sistema de tagging revolucionário, em algo que se assemelha a uma estrutura de pastas tradicional, encontrada em programas de email como o Outlook. Agora você pode arrastar e soltar seu email nessas etiquetas, e até criar hierarquias… Ah, Gmail! Vamos chamá-las de pastas de uma vez.

A Revolução das Tags

Antes de declarar sua afeição pelas pastas, o que você tem esperado desde que entrou no Gmail, leia abaixo.

Sim, as pastas são úteis. Todos irão usá-las.

O ponto é: essas pastas foram apresentadas como uma grande melhoria das pastas porque você pode usar tags em emails com mais de uma categoria. Isso significa que o email pode ser marcado como “Viagens”, “Cupons”, e “TAM”, de uma vez. Isso não é ótimo?

Mas o problema com o sistema de tags do Gmail é que não há nenhuma maneira fácil para dominar a combinação dessas tags. Por exemplo, se você quiser ver todos os emails com a tag “Trabalho”, “Chefe” e “Projeto X”? Como se faz isso rapidamente? E não me diga de uma maneira complexa e demorada. Me diga como o usuário comum o faria. A resposta? A maioria não saberia como. Eles iriam buscar na caixa de busca de emails. Ou então iriam para a pasta “Chefe” e, em seguida, procurar pelo “Projeto X”.

Oportunidade Perdida

Infelizmente, parece que o Gmail realmente perdeu a oportunidade de levar as tags mais a sério. Por exemplo: por que não pode haver uma função facilitada acima da caixa de entrada para filtrar seus emails por classificação? Porque não existe um sistema que aprende como você divide seus emails e depois começa a fazê-lo automaticamente? Porque o Gmail não percebe que se uma mensagem em particular corresponde ao filtro de classificação selecionado significa que ela não é um spam?
Vamos esperar para very como. As pessoas reagem a established inovação.

0 responses to “Gmail Volta no Tempo e Contra as Tags

  1. Abram a cabeça um pouco. As tags continuam. Qual o problema de hierarquizá-las? Isso a transforma em diretórios?

    blah.

  2. Abram a cabeça um pouco. As tags continuam. Qual o problema de hierarquizá-las? Isso a transforma em diretórios?

    blah.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *