Google Apps Marketplace: Conheça a Loja de Aplicativos do Google Apps

A Google lançou hoje uma loja de aplicativos composta de serviços de terceiros que integram com o ecossistema do Google Apps.

A notícia foi antecipada e correu como boato por algum tempo. Em particular, ela mostra o quanto a Google está adotando padrões abertos e alavancando sua pesquisa e a plataforma do Google Apps para atrair desenvolvedores de fora das muralhas da empresa.

A Google fez o anúncio no seu evento chamado Google Campfire One. A ênfase que a Google tem dado no mercado enterprise fica clara pelo destaque que a empresa deu ao evento. Repetidamente durante a semana a empresa ressaltou que a Google ultrapassou a marca de 25 milhões de clientes.

É esta marca que a Google está usando como gancho para atrair desenvolvedores para sua plataforma. Serão cobrados US$ 100 dos desenvolvedores para participarem do programa. Com essa taxa de entrada, eles podem adicionar inúmeros aplicativos para o Google Apps Marketplace.

A loja suporta OpenID para autenticação dos desenvolvedores. Os clientes terão acesso pelo OAuth, o padrão aberto de permissão para usuários.

O sistema é bastante controlado e segue os moldes da App Store da Apple. Os desenvolvedores de aplicativos enviarão o aplicativo para aprovação, o que pode levar alguns dias.

A Intuit deu um exemplo de como o sistema funciona demonstrando um aplicativo de folhas de pagamento para pequenas empresas que pode ser gerenciada pelo Apps.

A Atlassian mostrou como o Studio, seu aplicativo de gerenciamento de projetos, irá integrar com o Gmail e o Google Apps.

O Manymoon é outro aplicativo de gerenciamento de projetos que foi demonstrado. Ele utiliza o Google Apps para integrar os diversos apps, como agenda e docs, mostrando como uma startup pode utilizar o Google Apps para adicionar funcionalidades ao seu serviço.

Com pouco tempo de testes, já sabemos que em breve teremos alguns aplicativos bem interessantes no Google App Marketplace. E se sua empresa utiliza Google Apps, nos conte nos comentários qual o app você mais gostaria de ver por lá…

0 responses to “Google Apps Marketplace: Conheça a Loja de Aplicativos do Google Apps

  1. Fantástico! O conceito de appstore é algo bem forte e resolve para o desenvolvedor dois dos piores e mais difíceis problemas: distribuição e billing. Se isso pegar de verdade – e eu suponho que pegue – o mercado de apps corporativas vai receber um sopro de inovação. E inovação geralmente significa um leque enorme de oportunidades para novos entrantes.

  2. Na verdade esse marketplace do Google já existia. Eles deram um boa repaginada, e transformaram em loja mesmo, com melhor usabilidade e chamando mais anteção. Mas foi uma ótima jogda.

    Tem muita coisa que o Google Apps não tem, e esses serviços já integrados com Gmail, Calendar, e tudo mais do Apps, ajuda e muito. Vai ajuda ainda a Genentech e o governo de Los Angeles, com mais de 30 mil usuários cada.

    Quem não conhece, dá uma procurada no Shortlinks e no Moderator, desenvolvidos pelo próprio Google Labs. Dá para estruturar metodologias legais com eles dentro das empresas, principalmente o Moderator para empresas de tecnologia (estilo Uservoice).

    Nuvem neles!

  3. boa noite!!!! tenho um sansung galax s 19000 e não estou conseguindo baixar nenhum aplicativo do market,já entrei em contato com a operadora e disseram que não é com eles,e com a sansung.Esta mesma informou que aplicativos tam’bem não seria com eles e sim com o google aplicativos.peço por gentileza se puderem resolver meu problema fico agradecida desde já.
    att:
    Neal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *