Google Apps e Microsoft Exchange: Juntos nas Nuvens

O Google Apps agora está oferecendo importação do Microsoft Exchange. O serviço é gratuito com o Google Apps Premiere ou o Google Apps Education.

Em Julho do ano passado, o Google Apps começou a oferecer migração do Lotus Notes da IBM. A maioria das empresas são padronizadas ou no Microsoft Exchange ou no Lotus Notes, o que significa que a Google agora pode migrar qualquer organização para a nuvem. A Google também oferece conexão para a Blackberry Enterprise Server. O Google Apps está trabalhando com o Microsoft Exchange 2003 e 2007.

O Microsoft Exchange tem capacidade muito limitada para oferecer emails baseados na nuvem. A maior parte dos serviços que ele oferece são instalados e também serviços de hospedagem simples. Mas acreditamos que no futuro a capacidade de oferecer um ambiente de email baseado na nuvem de fácil acesso será a regra, e não a exceção. Mas mesmo que a Google tenha feito sua jogada, a Microsoft terá seu próprio serviço. Agora a Google tem a oportunidade de dar outro salto no meio corporativo.

Isso representa um ponto crítico para muitas empresas que sofrem mudanças ou perdas no departamento de TI. A dúvida em relação ao email muitas vezes surge quando as empresas consideram uma mudança para nuvem. O Email é uma parte crítica da equação neste ecossistema da Google, e ele fornece uma estrutura para as empresas conectarem seus empregados com o Google Apps e os aplicativos de terceiros.

O processo da migração parece relativamente simples. Através do Google Apps, um cliente entra com seu nome de usuário do Microsoft Exchange e seu “OAuth”, que consiste em uma chave de usuário e uma senha do consumidor. Então é necessário o upload de um arquivo .CSV composto pelos endereços de email, informações de calendário e de contatos. Agora, o que migrar você decide. Por exemplo, um administrador de TI pode fazer upload de endereços de email e dados de contatos, mas não do calendário. O serviço de email não é interrompido durante a migração.

Esta mudança é atraente para empresas que estão indo para a nuvem. Mas ainda é somente uma parte da equação, a Google ainda precisa provar que está pronta para migrar a corporação para o Google Apps. Enquanto isso, a Microsoft precisa agir rápido e proporcionar um serviço na nuvem que, pelo menos, proporcione a sua comunidade a opção de mover o Microsoft Exchange para a nuvem.

0 responses to “Google Apps e Microsoft Exchange: Juntos nas Nuvens

  1. Muito bom! Finalmente encontrei um artigo na net sobre o Google Aps que fosse esclaredor, até pq o prório o site do google.com/a, deixa muitas dúvidas.

    Só uma pergunta: NA versão education é possível migrar contatos e grupos de emails do exchange para o Google APs? Obrigado!

  2. Olá Felipe, tudo bem? a migração do exchange está disponível para as versões education e premier. A única que não tem esse suporte é a grátis.

    abraço

  3. Muito bom! Finalmente encontrei um artigo na net sobre o Google Aps que fosse esclaredor, até pq o prório o site do google.com/a, deixa muitas dúvidas.

    Só uma pergunta: NA versão education é possível migrar contatos e grupos de emails do exchange para o Google APs? Obrigado!

  4. Olá Felipe, tudo bem? a migração do exchange está disponível para as versões education e premier. A única que não tem esse suporte é a grátis.

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *