Google Divulga A Lista das APIs que Serão Desativadas

A Google fez uma série de anúncios relacionados à sua API na sua conferência Google I/O no começo deste mês, incluindo uma nova API Books, uma API para serviços de descoberta, e uma API Places mais ampla.

Mas como a lista de APIs da Google continua a crescer, existem outras APIs que, nas palavras da própria empresa, “não estão recebendo o amor necessário.”

Vejam a lista das APIs que não estão sendo trabalhadas:

APIs que serão deixadas de lado, mas ainda sem data programada para o desligamento: API Code Search, API Diacritize, APIs do Feedburner, API Finance, API Power Meter, API Sidewiki, e a API Wave.

APIs que serão encerradas: API Blog Search, API Books Data, API Books Javascript, API Image Search, API News Search, API Patent Search, API Safe Browsing (apenas a primeira versão), API Translate, API Transliterate, API Video Search, e a API Virtual Keyboard.

A Google diz que monitora de perto o uso de suas APIs, assim como os recursos necessários para suportá-las. Em alguns casos essas APIs que foram mencionadas acima não estavam sendo utilizadas ou os projetos que elas eram relacionadas foram finalizados – como é o caso da API do Google Wave. Mas em outros casos, APIs mais recentes entraram na jogada, substituindo as antigas – este é o caso da API relacionada aos livros, que está já estão programando o seu encerramento.

A Google diz que vai sugerir alternativas para que os desenvolvedores possam ter acesso à uma funcionalidade similar – seja no caso de substituição por uma nova ou por uma relacionada. A empresa também diz que tem períodos de depreciação prolongada – em alguns casos são 3 anos – na tentativa de minimizar o impacto.

0 responses to “Google Divulga A Lista das APIs que Serão Desativadas

  1. O Google reclama de pouco uso mas esquece de divulgar.

    Não lembro qual serviço, mas certa vez fiquei sabendo de mais um desses serviços que eles lançam e não contam pra ninguém. Me interessei e quando fui procurar o site do tal serviço não encontrei com facilidade nem no Google… ¬¬

  2. Muita gente brava com a API de tradução né…

    Google está se aprimorando na arte de destruir e irritar o ecossistema em volta deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *