Google Docs Agora Faz OCR em Imagens e PDFs

Os fãs de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) que estão frustrados com os atuais serviços podem mudar de ideia com o Google Docs, que agora reconhecerá textos de imagens e PDFs de maneira rápida e gratuita. De acordo com o blog Google Operating System, o novo recurso foi implementado sem anuncio prévio pela Google depois de vários meses de desenvolvimento e testes. Mas, será que o recurso substituirá o software comercial ou as soluções online?

Quando os usuários do Docs fizerem upload de arquivos em sua conta, eles agora terão uma opção para executar uma leitura de OCR, que irá extrair os caracteres do arquivo e colocá-los dentro de um novo documento de texto. Quanto a precisão, os arquivos de PDF levam vantagem sobre as imagens, principalmente os que possuírem texto em preto sobre um fundo branco.

Testamos o reconhecimento com um cartão de visita e o Google Docs teve dificuldades em reconhecer o texto maior e mais claro, mas com o texto menor o recurso foi muito melhor. Em outro teste com um arquivo em PDF, o resultado do reconhecimento foi quase perfeito, mas o Google Docs distorce a formatação, espalhando o texto em letras e espaços. Outros exemplos do Google Operating System deram bons resultados, mas longe de serem úteis ou perfeitos.

Além disso, ao fazer o reconhecimento de um arquivo PDF, o Google Docs não salva uma cópia do PDF, então para reconhecer o texto e salvar em um arquivo original é preciso fazer dois uploads. O recurso é ótimo para os usuários casuais de OCR que querem rapidamente obter textos de arquivos PDFs, imagens ou cartões de visita. Mas aqueles que dependem do OCR continuarão desapontados e poderão obter melhores resultados com as soluções comerciais tradicionais.

0 responses to “Google Docs Agora Faz OCR em Imagens e PDFs

  1. Google não sabe como salvar os documentos em formatos diferentes, por isso prefiro abbyy finereader. A qualidade é tão melhor que justifica o pagamento…

  2. Bom dia! Gostaria de saber como coloco meu PDF nas pesquisas do google. Ouvi dizer que para isso é preciso ter um site ou blog. Vim aqui para saber se dá para colocar PDF de outro modo. Só tenho celular android e gostaria de compartilhar gratuitamente meus conhecimentos. Por favor me ajudem. Aguardo resposta.

  3. Salvou minha vida! Onde mais eu iria encontrar um OCR para caracteres em JAPONÊS e “di gratiss”. Mesmo que seja beta ou dê bugs o negócio já me poupou um tempão. Lágrimas de felicidade. Para dar up no drive é praticamente o que mesmo processo, só precisa acertar o idioma.
    Viva Google!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *