Google Offers: Se Você Não pode Comprá-lo, Copie-o!

A Google tentou comprar o Groupon, mas falhou. Grande parte das empresas tentaria comprar outro player menor do mercado de compras coletivas, mas a Google não precisou. Depois de não conseguir fechar negócio com a principal empresa do mercado, que poderia ter sido o maior negócio de 2010, a gigante da internet tem trabalhado duro para criar o seu próprio serviço (clone do Groupon), o Google Offers. (Você também acha que o Google tem um ótimo modelo de nomenclatura e que não deve gastar nem 10 minutos para chegar aos nomes dos produtos?)

O site Mashable revelou um documento (veja no final do artigo) falando dos planos da Google com seu produto, o Google Offers, que parece que funciona exatamente da mesma maneira que o Groupon – emails diários com ofertas locais.

Rumores dizem que o Google Offers terá ajuda do Google Checkout, com funções de compartilhamento para o Twitter, Facebook, Reader e para o Buzz.

Google vs. Groupon?

Você acha que o Groupon deve se sentir ameaçado pela Google? Creio que não. O precursor das compras coletivas já tem um nome e negócio bastante conhecido e confiável para se sentir ameaçado pela Google. Além disso, esse mercado ainda tem muito espaço a ser explorado, muitos outros clones virão e muitos perecerão. A pergunta aqui seria outra: Depois que a Google se estabelecer neste mercado, ele ainda terá espaço para novos clones?

Este mercado é diferenciado, os players são concorrentes, mas possuem muitos usuários em comum. As mães e namoradas (que são grande maioria) fazem cadastro em vários sites na busca da melhor oferta, cabe a eles conseguir o maior desconto possível, mas então entramos na discussão das vantagens e desvantagens para uma média e pequena empresa entrar neste espaço.

Como você acha que a Google vai afetar esse mercado?
google offers

0 responses to “Google Offers: Se Você Não pode Comprá-lo, Copie-o!

  1. Well,

    Para alguns, será mais uma manobra do Google em dominar o mundo, para outros será besteira. Eu particularmente acho que é uma boa, mais um concorrente, mais ofertas e mais economia. Mas todos sabemos que o Google não ponto sem nó, ainda mais possuindo todas as ferramentas que ele possue hoje.

  2. Todos os usuários do GMAIL vão receber ofertas, sem precisar de cadastro, e “sem querer” o gmail vai reconhecer o e-mail da concorrência como spam…

    Em um ano, o Groupon definha…

    E preciso escrever mais alguma coisa ?

  3. Acho que o Google até pode ganhar seu espaço, porém, outros serviços do google já falharam polo trabalho mal feito no desenvolvimento do projeto.

    Como proprietária de uma agência de publicidade, já recebi mais de 15 solicitações de orçamento de lojas de compras coletivas nos últimos 2 meses. O “diferencial” que elas alegavam ter era a possibilidade de cobrir pequenas áreas com mais facilidade com melhores ofertas e campanhas de marketing.

    Sinceramente, só acredito que um site de compras coletivas vá ganhar a visibilidade que o groupon ganhou, mesmo sendo o google, se investir pesado em propaganda. No caso do google alguns melhoramentos no design do site não fariam mal.

  4. Creio que acontecerá que nem aconteceu com o Cadê quando o Google entrou nas buscas há uns 10 anos atrás. Quando o Google entrar vai atropelar o Grupon, se o segredo do negócio são ofertas através de e-mails segmentados o Google poderá usar e abusar da sua base de dados, a mais poderosa do planeta que envolve também Orkut, You Tube, Blogguer e muito mais, inclusive até com sms marketing, ou alguém aqui nunca passou o celular pro Google pra confirmar cadastro? Além do que 90% da audiência do Grupon deve vir do Google Adwords, ou seja, o Google terá informações privilegiadas sobre as principais estratégias do Grupon.

  5. Acho que a Google apelou demais…. Entrar em um mercado que não é de atuação, mostra que a empresa pode ser até inovadora, mas está querendo entrar na modinha. Enfim, como eu sei que não vai funcionar no Brasil, esperar pra ver quando que eles vão comprar o Peixe Urbano para ser o player no mercado brasileiro.

  6. Realmente o Google tem muita força para entrar neste segmento, mas acho que demanda mais pessoas no corpo a corpo com os micros e medios empresários… acho que é um mercado que vai se regionalizar fortalecendo os sites de compras de cada região… inclusive eu trabalho no KI BANANA.com.br de Goiania e acredito que meu comentário seja muito embasado no dia a dia do nosso mercado…

  7. Realmente o Google tem muita força para entrar neste segmento, mas acho que demanda mais pessoas no corpo a corpo com os micros e medios empresários… acho que é um mercado que vai se regionalizar fortalecendo os sites de compras de cada região… inclusive eu trabalho num site
    e acredito que meu comentário seja muito embasado no dia a dia do nosso mercado…

  8. Realmente o Google tem muita força para entrar neste segmento, mas acho que demanda mais pessoas no corpo a corpo com os micros e medios empresários… acho que é um mercado que vai se regionalizar fortalecendo os sites de compras de cada região…

  9. Mercado continuará tendo para todos, exatamente por isso,
    os grande tem mais publicidade e os pequenos a desculpa do
    corpo a corpo, um jogo de cintura maior.
    Agora, acredito que eles desbanquem o Groupon fácil.
    Quanto ano manés que não sabem o porquê do Google entrar neste ramo,
    é óbvio, eles ganham muito dinheiro com isso. Inovar é bom, mas quando
    outro tem uma ótima idéia, nada melhor do que copiar, ou aprimorar.
    Acho que o Google, está certo, e para os idiotas que falaram que não tem
    na haver com o Google, é por que não entendem nada sobre o assunto, digo
    isso por que trabalho num grande site brasileiro.

  10. Acho que o google vai quebrar o groupon que na minha opnião é o monopolio de hoje, e amanhã esse monopolio de mercado vai passar para o google e aos poucos o groupon vai perder seu mercado até porque o groupon recusa parceiros hoje mais amanhã poderá implorar novos parceiros…

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