Google Friend Connect Agora com Novas Ferramentas Sociais e Anúncios Segmentados para Seu Site

friend_connect_logo_dec08Google acaba de anunciar importantes atualizações no Google Friend Connect (GFC), ampliando a gama de ferramentas da empresa para levar widgets sociais a qualquer site. O produto agora conta com uma nova sessão de “Interesses” que ajuda aos visitantes a se conhecerem, uma ferramenta para envio de newsletters e gadgets que oferecem recomendações personalizadas aos visitantes. Os editores dos sites agora poderão conectar estas informações coletadas dos visitantes na sua conta do AdSense para que apareçam anúncios segmentados por interesses dos membros da comunidade do site.

O Google tem como objetivo facilitar a aproximação dos editores dos sites com suas comunidades. O Friend Connect, lançado em 2008, está sendo usado hoje por nove milhões de sites, graças principalmente a grande penetração do Blogger. Segundo a Google, a cada segundo, dois novos usuários entram no GFC.

Encontrando Outros Membros

A idéia central destas atualizações é a facilitação do contato entre os visitantes de um mesmo site. A nova sessão de interesses no Friend Connect é o foco de todas as atualizações. É um questionário com perguntas específicas que aparece para as pessoas que se registram no site.

No exemplo do Google, o editor de um site sobre guitarras poderia perguntar aos membros que tipo de guitarra eles tocam, o amplificador favorito, e qual seu nível técnico. Todas essas informações se tornam parte de seus perfis públicos no GFC. Isto permite aos membros encontrarem pessoas com os mesmos interesse e uma nova ferramenta de mensagens privadas facilita o contato entre eles, além de mostrar os interesses dos visitantes ao editor.

friend_connect_stats

Newsletter e Recomendações

O questionário é a ferramenta central das novas atualizações já que o newsletter e as recomendações personalizadas são ligados as suas respostas. Os editores podem mandar newsletters para um grupo específico dos membros, por exemplo, grupo do nível avançado que toca com guitarras Fender Stratocaster e são fãs de Beatles.

Estas respostas também influenciam o tipo de conteúdo recomendado na nova gadget de conteúdo recomendado do Friend Connect. Até os visitantes não-membros do site irão lucrar com isto, pois a gadget irá mostrar recomendações baseadas nas informações agregadas que o Google coletou de todos os membros.

Além disso, os editores dos sites poderão usar a nova ferramenta de exportação do GFC e APIs para utilizar esses dados por terceiros.

Integração com o AdSense

Os editores agora podem escolher os tipos de anúncios que querem utilizar de acordo com o resultado do questionário da sessão de interesses. Os editores podem usar anúncios prontos e também criar novos na sessão do AdSense de suas contas do Friend Connect. Com isto os anúncios terão mais chances de atrair a atenção dos visitantes, já que irão atingir seus interesses.

Resposta ao Facebook?

O Google, como o maior player do mercado mostra que está atento ao Facebook, e sabe que é um caminho natural da rede social avançar com seus social ads para os sites que utilizam o Facebook Connect. Dessa vez o Google largou com uma grande vantagem, de 9 milhões de sites, e a grande maioria deles já usa o adsense como opção de monetização. Gostamos da resposta e esperamos para ver quem vencerá este duelo de gigantes.

0 responses to “Google Friend Connect Agora com Novas Ferramentas Sociais e Anúncios Segmentados para Seu Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *