Google Lança a CloudCourse: Uma Plataforma de Aprendizado Open Source

A Google fez uma série de anúncios nesta semana que são de interesse dos educadores: a abertura do Google Wave para o público e a ampliação das contas do Google Voice para estudantes. Mas algo que não teve muita atenção foi o lançamento da CloudCourse, a nova plataforma interna de aprendizagem.

Construída na App Engine da Google, a CloudCourse é uma ferramenta de agendamento de cursos, totalmente integrada ao Google Calendar. A CloudCourse também apresenta processos de aprovação, gerenciamento de lista de espera, e também informações de perfil de usuário e de salas, e pode ser personalizada para sincronizar os dados com outros sistemas internos.

A Google espera que, ao liberar esse serviço em uma licença open-source, ela poderá “ajudar aos desenvolvedores que desejam criar ou portar aplicativos corporativos na App Engine.”

Segundo o Irwin Boutoul, engenheiro de software da Google, “Nós realmente não projetamos esse sistema pensando nas universidades – nós o projetamos como uma ferramenta de agendamento de cursos para empresas. No entanto, a CloudCourse pode certamente ajudar aos administradores de escolas, que provavelmente não têm tempo ou recurso para se preocupar com a hospedagem de hardware e lidar com surtos de tráfego, como os que ocorrem durante os períodos de inscrição de classes. Adoraríamos ver universidades trabalharem com essa plataforma e construir códigos com suas ferramentas adicionais para torná-la mais relevante para o ecossistema de ensino superior.”

Embora a gestão de cursos seja um dos pontos relevantes para classificar uma ferramenta de aprendizagem como atraente, a CloudCourse ainda não contém todas as funcionalidades que a tornem uma alternativa a outros sistemas de gerenciamento de aprendizado disponíveis, mas como disse Katie Christo, uma tecnóloga de ensino da Escola Internacional Americana – ecoando as frustrações que muitos professores têm com essas alternativas – “Eu adoraria algo vindo da Google. O Moodle ainda é muito básico, o Blackboard é pior. Seria bom ter algo que é livre, projetado de forma limpa, e integrado com outros programas sólidos.”

Ccomo o código fonte é aberto, e como cada vez mais escolas adotam e exploram os aplicativos da Google para educação, a CloudCourse pode se tornar uma outra parte do arsenal ed-tech da Google.

0 responses to “Google Lança a CloudCourse: Uma Plataforma de Aprendizado Open Source

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *