Google Lança API do Orkut! Teste o Plugin de WordPress OrkutShare

Em fase experimental, o Google anunciou uma API para facilitar o compartilhamento de conteúdo online na rede social mais popular do Brasil, o Orkut.

A API do Google permite que donos de sites de conteúdo ofereçam ferramentas para que seus leitores compartilhem links para suas páginas com seus amigos no orkut.

A nova API, permite que os usuários insiram conteúdo em suas atividades ou usem o recurso “promover” do orkut para divulgar seus links favoritos.  O recurso chega em boa hora, uma vez que vários blogs e sites do Brasil oferecem ferramentas para compartilhamento de conteúdo em serviços como Twitter e Facebook, mas ainda não oferecem nenhuma integração com a rede social mais popular do país.Orkut API - compartilhamento

A integração é simples e pode ser feita usando versões HTTP ou javascript da API, para dar flexibilidade aos desenvolvedores na implementação. A experiência de uso é simples, basta que o usuário clique no botão, e ele será redirecionado para uma página de autenticação (caso não esteja logado) ou diretamente para a página de compartilhamento, conforme a imagem acima.
O primeiro serviço a implementar a integração com a nova API do Google foi o AddThis, que já permite o compartilhamento com o orkut na sua lista de serviços suportados, como você pode ser visto no ReadWriteWeb Global (basta clicar em Share, e na sequência clicar na logo do Orkut). Para os desenvolvedores que pretendem acrescentar compartilhamento com o orkut em seus serviços, a documentação e os códigos de compartilhamento podem ser encontrados aqui. Assim que soubemos da notícia, resolvemos testar a API e colocar um widget de compartilhe no orkut aqui no ReadWriteWeb Brasil, como você pode ver ao final deste post. Um dos nossos autores, o @edmarferreira, rapidamente desenvolveu um simples plugin para que pudéssemos ver a API em ação. O resultado é um plugin ainda em testes, mas que já permite que qualquer blog WordPress adicione um widget para compartilhamento no Orkut em seus posts. Caso queira testar o plugin OrkutShare, basta fazer o download aqui e subir para o seu WordPress (por sua conta e risco!).
E então caro leitor, será que o compartilhamento de links no orkut será uma ferramenta importante para geração de tráfego para os sites e blogs que hoje compartilham links no Twitter e Facebook? Deixe sua opinião nos comentários.

0 responses to “Google Lança API do Orkut! Teste o Plugin de WordPress OrkutShare

  1. Fala Neto, pode me mandar um print ou algo para que possamos ver? O plugin é experimental, portanto pode não funcionar em algumas situações. Aqui está funcionando, mas se falar um pouco mais principalmente sobre a página de erro, podemos ajudar!

  2. Fala Neto, pode me mandar um print ou algo para que possamos ver? O plugin é experimental, portanto pode não funcionar em algumas situações. Aqui está funcionando, mas se falar um pouco mais principalmente sobre a página de erro, podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *