Google Lança "People Widget" para Gmail: Adeus Rapportive?

A Google apresentou recentemente um novo widget para o Gmail chamado “People Widget” que provavelmente vai deixar as equipes do Rapportive e do Xobni preocupadas. Este novo recurso lhe fornece informações contextuais dos contatos que você envia ou recebe emails pelo Gmail.

Durante as próximas duas semanas a equipe do Gmail vai disponibilizar o recurso para seus usuários. Assim como nos serviços que já oferecem esse tipo de recurso, as informações serão exibidas à direita da interface do Gmail. Você verá uma foto da pessoa que lhe enviou o email, um resumo do último email recebido desta pessoa, assuntos de emails recebidos no último mês, informações da disponibilidade do calendário da pessoa e documentos que foram criados pelo contato.

Mas, diferentemente dos serviços similares que temos hoje em dia, se você possui grupos de email, todos os participantes vão aparecer também ao lado direito da interface, e acima da lista dos participantes o recurso disponibiliza ícones para você se comunicar com eles através de chat, email e chamadas de telefone.

Embora este recurso seja voltado para os produtos da Google (Gmail, Docs, Buzz, Calendário) e seus concorrentes voltados para serviços sociais (Twitter, LinkedIn, Facebook), ele pode sim trazer problemas para serviços como o Rapportive e o Xobni, já que a Google pode a qualquer momento formar integrações com os serviços sociais. Será que a empresa chegou a pensar em comprar algum desses serviços ou foi direto para o desenvolvimento do próprio? O que acharam da iniciativa da Google? Não deixe de comentar.

0 responses to “Google Lança "People Widget" para Gmail: Adeus Rapportive?

  1. Após a onda de criar um ecossistema, a onda agora é aniquilar ele.

    Abra sua plataforma, deixe as pessoas terem boas idéias, depois joguem eles pra escanteio…

  2. Talvez até sondaram uma possível compra e depois viram que com os recursos internos poderiam fazer igual ou até melhor e foram atrás.

    Injusto?

    Quem impede que a a Ford por exemplo comece a fabricar acessórios de seus próprios carros que possuem alta aceitação no mercado?

    Eles iniciaram um negócio baseado num produto já existente deviam considerar essa possibilidade.

  3. Jamais tenha medo dos gigantes. Quanto maior a organização (seja o Google, Microsoft ou até o Facebook), maior o tombo. Muitas vezes o processo de desenvolvimento leva anos enquanto em numa empresa nascente isso pode ser apenas questão de meses. O recurso é simples, entendem agora a demora disso ser lançado?

  4. Uso o Rapportive e ele é infinitamente melhor que o “People Widget”. Mas agora esse widget ocupou o espaço do Rapportive e agora ele não funciona mais! Parabéns Google!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *