Mais Um! Google Lança Recurso de Recomendações Sociais na Busca

A Google anunciou que está incrementando as recomendações sociais dos seus resultados de busca com a introdução do Google +1. O novo recurso coloca um “+1” ao lado de cada resultado de busca, permitindo recomendações de usuários de resultados e sites diretamente no Google, sem qualquer ligação com o Twitter ou Facebook.

A Google chama o recurso de “uma abreviação digital para ‘isso é muito legal’,” mas temos que nos perguntar – para quem você está recomendando e por quê?

Então vejamos o que esse recurso realmente faz – ele permite a recomendação de resultados de busca e de anúncios para seus amigos ou para as pessoas do seu circulo social. Mas, no momento o recurso só vai aparecer como um botão ao lado de cada resultado de busca, como demonstrado abaixo:

Segundo Danny Sullivan do Search Engine Land, em breve a Google oferecerá botões +1 para sites e blogs implementarem nas páginas, ao lado dos botões de compartilhamento do Twitter e Facebook, o que faz muito mais sentido. Quem vai querer compartilhar um resultado de busca antes mesmo de clicar no link? E será que você vai voltar até a página de busca depois de conferir o site só pra clicar no +1? Danny observou também que tudo que você marcar com o +1 será público e fará parte do seu perfil do Google.

Confira o vídeo de apresentação do Google +1:

A Google Está Indo pro Lado Social, mas Por Quê?

Já tem alguns meses que estamos esperando a próxima iniciativa social da Google. Os primeiros rumores deste tipo de esforço foram divulgados no ano passado, quando o projeto era supostamente chamado de “Google Me” e seria o próximo “Facebook Killer.” Desde então, a Google comprou a Slide por US$ 182 milhões, dizendo que daria mais “consciência social” aos seus serviços, e anunciou publicamente a ideia de uma rede social que travaria a batalha social com o Facebook.

Com esse recente anúncio vemos o primeiro esboço do esforço social da Google e mais uma vez, ele parece ser um pouco equivocado.

Mas vamos avaliar o futuro – a Google lançou o botão para inclusão nos sites, você pode ver essas recomendações do +1 no seu perfil da Google, mas, qual é a sua motivação para clicar neste botão? Para que seus amigos tenham uma experiência melhor na busca? Será que alguém se preocupa com isso?

Com a inclusão de compartilhamento social nos resultados de busca no mês passado, a Google teve a ideia certa. Os usuários já compartilham no Twitter e Facebook por vários motivos. Mas a principal razão do compartilhamento nessas redes é justamente pelo compartilhamento, e não para recomendar a validade de um link caso alguém busque por algo similar.

A editora e fundadora do LifeHacker e do ExpertLabs, Gina Trapani, soltou um tweet sobre a notícia, “Eu não me vejo avaliando os resultados de busca. No momento em que descobri que o resultado é bom, eu já não estou no site. E você?”

O blogger Louis Gray argumenta que o recurso +1 vai além dos resultados de busca, se referindo a nova aba +1 no Google Profiles. “Os dados do +1 estão intimamente ligados ao seu perfil do Google, que é um irmão do Google Buzz, que também tem atributos para seguir as pessoas e para criar seu circulo de amigos,” disse Louis.

Dar lugar para esses links que foram votados com o +1 ainda não é motivo para clicar no botão. Já tenho meus favoritos. E já tenho outras formas para compartilhar socialmente os sites com meus amigos. E agora, Google?

Ainda não temos a palavra final da Google sobre este esforço social, mas será que temos outro SearchWiki em nossas mãos? Incluir sugestões sociais nos resultados de busca parece ser uma progressão natural da busca, mas isso tirou a ideia de intenção do mix. As pessoas já estavam compartilhando conteúdo com o Twitter. Por outro lado, com esse recurso o usuário tem a intenção de compartilhar também, podendo gerar uma confusão. O que você acha? Será que a Google vai oferecer uma razão convincente para que você clique no botão +1 ou será que vamos continuar com o Twitter e o Reader (no meu caso)? Será que ainda é possível centralizar a identidade online através dos perfis da Google a ponto do +1 se tornar uma experiência social?

0 responses to “Mais Um! Google Lança Recurso de Recomendações Sociais na Busca

  1. O grande porque o google está indo para o lado social é que ele realmente está tendo dificuldades com SPAM, ou seja os algoritmos não se mostram ainda tão eficientes para mostrar resultados relevantes e ele precisa de apoios sociais.

    Sobre a sua afirmação:
    “No momento em que descobri que o resultado é bom, eu já não estou no site”

    Eu concordo totalmente e acredito que na prática esse +1 só vai gerar mais SPAM e abusos por parte de quem quer super otimizar resultados.

    O Google já afirmou que considera validações sociais (Tweets e likes )e depois voltou atrás dizendo que não consideraria “Likes” e os motivos para isso parecem óbvios.

    Na prática tudo o que vejo é ele tentando sim trazer resultados relevantes (com validações sociais), mas sem perder o controle, o que não é nada fácil visto que ele não possui nenhuma rede social de participação significativa globalmente.

    Algo que ilustra bem isso é que primeiro o Google adquiriu o Aardvark (hoje apenas Vark.com) e incentivou bastante o modelo de perguntas/respostas, depois que o Aardvark não implacou perdendo espaço para modelos como o Quora afirma que não é relevante mostrar tópicos de respostas nos resultados de buscas porque seria o mesmo princípios da própria busca no Google(uma pergunta buscando uma resposta).

    Enfim duvido que o Google ganhe a identidade digital global, mas a briga será feia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *