A Google finalmente lança a versão beta do Chrome para Android. De acordo com o Google Mobile Blog, a versão móvel do navegador terá o mesmo foco que a versão para desktop: velocidade e simplicidade, mas também permitirá a sincronização com sua versão do desktop. Um detalhe importante é que esta versão do Chrome é compatível apenas com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

A Google sempre fez questão de evidenciar sua preocupação com a velocidade do seu navegador Chrome, e na versão beta para Android não foi diferente. Durante a busca os resultados são carregados em segundo plano, e a barra, assim como na versão para desktop, serve para navegação e busca. A versão móvel parece estar bastante rápida, mas será que a Google vai fazer testes como estes mostrados no vídeo abaixo?

A simplicidade também foi uma grande preocupação da Google ao desenvolver a versão para Android do Chrome. De acordo com o post no blog da empresa, a versão foi feita inteiramente para dispositivos móveis, inclusive as abas que possuem um ótimo tamanho para serem visualizadas perfeitamente em celulares com tela menor, ou em tablets.

A versão móvel do navegador também terá a funcionalidade Link Preview, assim como o modo anônimo para a navegação privada, e outras opções de privacidade que poderão ser configuradas no próprio app.

A sincronização com a versão para desktop inclui:

  • Visualizar abas abertas: você tem acesso às abas que deixou abertas na última vez que acessou o seu Chrome do desktop.
  • Sugestões inteligentes: os sites que você tem costume de entrar no seu Chrome para PC ou Mac, também estarão salvos no seu Chrome móvel com o autocomplete, assim você gasta menos tempo digitando o site WebHolic.com.br, J.
  • Favoritos: com a sincronização, você é capaz de acessar seus favoritos do seu celular ou tablet com a versão para Android do Chrome.

Você pode fazer o download da versão beta do Chrome para Android no Android Market. Lembre-se que você precisa do Android 4.0 ICS para rodar o navegador.

E você, já testou esta versão? O que achou?