Google Plus Prestes a Alcançar 20 Milhões de Usuários, Mas não Faz nem Cócegas no Facebook

De acordo com uma análise independente feita por Paul Allen, fundador do Ancestry.com, a nova rede social da Google, o Google Plus, vai alcançar 20 milhões de usuários neste fim de semana. Paul ainda relatou que a base de usuários atual da rede social já ultrapassa a marca de 10 milhões.

O crescimento rápido do Google + surpreendeu. Em apenas seis dias a base de usuários cresceu 350%, segundo Paul.

Os Usuários do Google Plus

Para chegar nesses números, Paul utilizou a tática de nicknames, que utilizou por muito tempo na Ancestry.com. Seu modelo utiliza os dados do Censo do EUA sobre a popularidade dos nicknames no EUA, e compara esses dados com o número de usuários do Google Plus com cada um desses usuários. Ele também dividiu os usuários do EUA com os usuários globais.

Paul usou uma amostra de 100 a 200 nomes para estimar a porcentagem da população do EUA que está utilizando o Google +. Então, ele usou esse número e uma taxa de comparação dos usuários do EUA para os não-americanos (um usuário do EUA para 2,12 usuários globais) para gerar suas estimativas gerais.

Já que Paul está rastreando os números desde o primeiro dia do G+, ele foi capaz de medir seu crescimento com precisão. Esses números ainda não foram verificados, mas Paul diz que o seu modelo está correto. Estimativas anteriores baseadas neste modelo contabilizaram 1,7 milhões de usuários no dia 4 de Julho e 4,5 milhões no dia 9 do mesmo mês.

Google Plus Mostra Grande Crescimento, mas Longe de ser uma Ameaça ao Facebook

Paul também relatou que a FamilyLink, sua atual empresa que fabrica aplicativos para o Facebook, revelará alguns dados de uma pesquisa envolvendo o conhecimento dos usuários do Facebook e suas reações em relação ao Google+.

“Os investidores e funcionários do Facebook ficarão felizes em ver que a maioria de seus usuários ativos está feliz com a rede social, e muitos deles ainda nem ouviram falar do Google +,” diz Paul. “Portanto, mesmo que o crescimento do Google + seja incrível, o Facebook possui uma boa base de usuários leais que podem não enxergar uma necessidade de mudar para o outro lado,” ele completa.

O número estimado de 20 milhões de usuários também não apresenta ameaça comparado com os 750 milhões de usuários do Facebook, sendo que metade deles entra diariamente na rede social do Marquinhos. O Google Plus também está comemorando o alto engajamento dos usuários, mas pode ser apenas uma questão de hype (não acredito que usei essa palavra).

Mas a Google sabe que precisa fazer do Google+ um hábito depois que esse buzz inicial passar. De acordo com o gerente de engenharia do Gmail, Mark Striebeck, a empresa planeja integrar o serviço no Gmail (e quer a sua opinião sobre isso). Embora a última tentativa da Google de integrar um serviço social com o Gmail (Google Buzz) tenha sido um fracasso, o Gmail pode ainda servir como uma grande base de usuários embutida para a rede social emergente, supondo que as integrações sejam muito bem desenvolvidas, úteis e capazes de melhorar o próprio Gmail.

As estimativas atuais apontam a base de usuários do Gmail sendo de cerca de 200 milhões. Embora nem todos os usuários do Gmail vão se juntar ao Google +, é um grande mercado para a Google garfar. Pense que mesmo se esses 200 milhões de usuários do Gmail entrassem para o Google Plus, ainda assim a rede social teria um terço do tamanho do Facebook. Por isso a estratégia da Google é que o Google+ seja apenas mais uma rede social, e não um Facebook killer.

0 responses to “Google Plus Prestes a Alcançar 20 Milhões de Usuários, Mas não Faz nem Cócegas no Facebook

  1. É de fato não faz sentido apenas 200milhões de Gmails para 750 milhões de Facebooks… Acredito que todos que tenham facebook use um e-mail do Gmail para se cadastrar =P

  2. Duvido q so tenha 200 mi contas gmail? Mas não acredito que TODOS q tenham gmail são cadastrados no facebook.

    Leio o readwriteweb diariamente, assim como techcrunch, mashable e outros blogs que eu gosto. Mas vale lembrar ao autor do post, que não precisa colocar observações pessoais no post sempre.Ok.

    O seu post não é uma análise mas é uma percepção com poucos fundamentos. Ja li post melhores no blog.

  3. Tudo se deve esperar e so o tempo para dizer pois existe uma grande guerra virtual de redes sociais e isso é excelente para os usuários. Para os meus negócios é excelente posso divulgar mais e crescer o meu mercado. Acredito que nessa guerra alguns números não dizem a verdade.

  4. A questão não é o numero de usuários. A questão é a fidelidade dos usuários.

    O Google+ pode ter o dobro dos users do facebook, mas será que eles são apenas curiosos ou são users ativos?

    Abraços

    Caio

  5. Eu duvido que o facebook não venha a sentir cócegas…

    Os usuários do Gmail são curiosos? E os do Facebook, são o que? Hahahaha

    O nome disso tudo é modismo. Estagnação e queda é o futuro de todas as redes sociais, o que muda é o prazo. Algumas caem rápido, outras resistem por mais um tempinho. A bola do facebook tb vai baixar, isso será natural. E te digo que ela baixará mais rápido do que ocorreu no Orkut, exatamente porque o gosto de novidade já não existe mais.

  6. Que matéria mais tendenciosa!!

    uma rede social que nem mesmo esta fazendo marketing para crescer esta crescendo assim não devia ser subestimada!!

    lembre-se que com erros anteriores se aprende e estamos falando de um gigante!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *