Google Reader Ganha Visual a La Google+ e Sofre Mudanças nas Funcionalidades

A Google anunciou na semana passada que nosso fiel leitor de RSS sofreria mudanças extremas com uma integração com o Google+. A notícia causou grande repercussão aqui no WebHolic. Depois do Docs e do Gmail, foi a vez do Google Reader virar vítima e ganhar o novo visual da nova rede social. Além do novo tema, a antiga função “Like” foi substituída pelo botão +1, assim como o botão”Compartilhar.” Ao clicar no +1, o usuário tem a possibilidade de compartilhar o conteúdo em seu perfil do Google+.

A Google fez o que muitos temiam, matou as funcionalidades sociais isoladas do Google Reader para transformá-lo em mais uma extensão de compartilhamento do Google+. Agora o “seguir” e “compartilhar” foram substituídos pelo +1.

Você pode achar certo exagero esse “mimimi” dos usuários do Reader, mas a Google está obrigando esses fiéis seguidores que gostam de compartilhar conteúdo no Google Reader a aderirem à moda do Google+. Isso pode custar caro para a empresa, já que grande parte dos usuários do Reader gostava das funções antigas do serviço, e alguns podem até abandonar o barco. A Google não leva o Reader a sério há algum tempo, pelo menos é o que vem demonstrando. No início do ano o Reader saiu dos principais atalhos da Google para se juntar ao YouTube e Cia na aba Mais.

Mas nem tudo está perdido. Se você ainda quer acompanhar as pessoas que segue no Reader, basta criar um círculo para elas no Google+. Claro que a Google poderia ter facilitado e criado uma funcionalidade para exportar os perfis do Reader automaticamente para um círculo, mas isso ainda não foi feito. Outra opção é seguir o famoso “os incomodados que se retirem”e sair de vez do Reader, embora seja uma atitude extrema, se a decepção foi grande você tem outras opções como o Feedly, outro leitor de RSS que faz sucesso.

O que você achou das mudanças? Prefere o novo Google Reader ou o velho?

0 responses to “Google Reader Ganha Visual a La Google+ e Sofre Mudanças nas Funcionalidades

  1. Particularmente, preferia o antigo… O novo ficou sem cor, grande demais… Passar os posts agora são dois botões acima, quando ficava abaixo do post era muito mais intuitivo. E as recomendações dos meus amigos sumiram…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *