Google Registra Patente de Anúncios Baseados em Localização

Enquanto metade da web está curiosa em relação à maneira que o Facebook irá exercer o seu poder com a sua patente de feeds de atividades sociais, a outra metade já tem com o que se impressionar. Foi concedida recentemente para a empresa Google uma patente para anúncios baseados em localização.

A Kim-Mai Cutler da VentureBeat foi a primeira a descobrir a patente, e disse que “cobre o uso da localização para segmentação, definindo uma oferta mínima por um anúncio, oferecendo análise de desempenho e modificando o conteúdo de um anúncio.” A Google pediu a patente em Abril de 2004, antes mesmo que os serviços baseados em localização se popularizassem.

Agora empresas como a Yelp, Foursquare, Gowalla e a BrightKite devem estar se perguntando o que isso significa para elas, assim como os players maiores como o Facebook e a Apple.

Cutler diz que isso pode causar preocupação ou pode virar uma moeda de troca, “nada está certo ainda, e não se sabe se isso é motivo de preocupação para as outras startups. É comum essa prática por empresas, elas pedem a patente por tecnologias que desenvolveram como uma jogada defensiva, e não como uma permissão para pressionar outras empresas a desistir ou a pagar taxas de licença.”

A patente, intitulada “Determinação e/ou utilização de informações de localização em um sistema de anúncios”, dá uma descrição detalhada do que se esperaria de uma rede de anúncios, desde a idéia básica de entrega de um anúncio de acordo com a localização do usuário até a análise do tráfego resultante e o sucesso do anúncio de acordo com uma série de fatores. O modelo acrescenta mais uma variável a performance do anúncio do Adwords, definindo agora a performance por localização.

A Google entrou ainda mais no mercado de anúncios móveis e geolocalizados em novembro do ano passado, quando comprou o serviço de anúncios para celulares AdMob por US$750 milhões. E agora? Quando será que teremos um MobileSense ou MobileWords da Google? É esperar para ver, o dia está chegando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *