Google Tenta Ser Social Novamente. Desta Vez pela Busca!

Novidade para alguns, desconhecido para a maioria, a Google adicionou os elementos “Shared By“ (Compartilhado Por) e “Recent Update” (Atualização Recente) nas páginas de resultados de busca. Danny Sullivan do Search Engine Land reportou que os resultados de algumas pessoas agora estão aparecendo acompanhados de teasers socialmente envolventes como o “shared by 5” (compartilhado por 5) ao lado das notícias. E ainda mais intrigante, uma caixa azul de “recent updates” (atualizações recentes) está aparecendo para oferecer resultados do Twitter, MySpace, Facebook e mais.

Danny observou que é bastante diferente da recente parceria de busca social do Bing com o Facebook. Nos novos resultados de busca do Bing eles somente mostram aos usuários o que tem sido compartilhado pelas conexões do Facebook. A Google está reforçando sua força na busca, pretendendo estender o alcance da busca social do usuário.

No início deste mês a Google testou uma integração com o Twitter com a inclusão do “friends nos resultados de notícias, mas a inclusão de várias redes sociais parece uma mudança ousada e significativa.

Vimos no ano passado o lançamento do Google Social Search, até então este desenvolvimento não é tão surpreendente assim. Mas é interessante observar o propósito disso. No artigo do Danny, ele afirma que as pessoas estão vendo uma amostra do que poderia ser apenas o início da jogada da Google para se tornar uma força comparada ao Facebook: tornando-se uma utilidade social.

Ao clicar nos links “Shared by” você é levado para a busca do Google Realtime, onde são exibidas todas as pessoas que compartilham determinada notícia através de serviços como o Twitter, Facebook e o MySpace.

E você, acha que o Google ainda leva esta briga? Ou o Facebook já está pronto para ser o próximo Google? Queremos ouvir você!

0 responses to “Google Tenta Ser Social Novamente. Desta Vez pela Busca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *