Google TV: Você Compra a Vaca, Mas tem que Pagar pelo Leite

Por alguns dias um autor do ReadWriteWeb teve a oportunidade de analisar a unidade Logitech Revue Google TV e este é seu relato.

Uma coisa que a Logitech Revue Google TV me fez ter vontade foi de ter uma TV a cabo. Eu esperava que o aparelho me mostrasse o universo dos vídeos da Internet na minha televisão, mas ao invés disso vi uma infinidade de serviços de assinatura com uma coisa ou outra gratuita.

O aviso do gerente de produto da Google TV, Rishi Chandra, dizendo que por enquanto “não é o fim do cabo” certamente é pelo dinheiro, porque agora você não só precisa comprar a vaca, o leite também não é de graça.

No meu desktop eu posso facilmente navegar nos sites de muitas redes – Fox, ABC, NBC, CBS, etc – e assistir episódios completos e recentes dos meus programas favoritos. Posso assisti-los no meu monitor gigante de alta resolução e escutar através do meu aparelho de som. Sem problemas. Mas quando os vídeos vão para a televisão, as redes ficam nervosas. Todas as principais redes proibiram a Google TV de exibir seus conteúdos que são gratuitos para a internet.

Então eu fiquei com um dispositivo de design maravilhoso, mas quase inútil. Por quê? Porque eu não tenho TV a cabo. Claro que a Google TV tem o Netflix e tem muitos episódios de Frango Robô, sem falar do YouTube Leanback. Ela ainda tem trechos de noticiários e de shows de televisão (o que eu nunca entendi), mas nada disso se compara ao episódio mais novo de House.

O que temos agora é uma batalha sobre qual tela o meu conteúdo grátis irá aparecer. O negócio é o seguinte, se eu quiser assistir House por stream na televisão pelo computador, isso pode ser facilmente executado com algumas adições de hardware e uma TV a cabo. Mas até agora, ter uma Google TV sem um cabo uma grande decepção.

Não vou tão longe e dizer que eu não gosto da Google TV, mas se cortar o cabo é o problema, certamente não iremos nos interessar. Sem um cabo, meu computador oferece mais conteúdo que uma Google TV. Porém, ainda penso, no final o que esta pequena caixa preta pode realmente acrescentar à minha experiência de telespectador se eu tivesse TV a cabo. Será que eu pagaria US$ 300 só para trazer minha conta do Netflix para a TV da sala e acrescentar um layer de interação acima dos meus programas?

Para acabar com essa analogia da vaca, digamos que a Google TV não seja completamente inútil. Ela oferece conteúdo gratuito, mas você não vai sustentar a si próprio nem sua família com a pequena quantidade de “leite” que ela oferece atualmente. Sem a TV a cabo, a Google TV oferece menos do que você consegue com seu computador. A menos que você compre uma unidade de US$ 300 para trazer o Netflix e o Youtube para sua tela de TV, eu não imagino ninguém desistindo da TV a cabo depois que a Google TV entrar em campo.

One response to “Google TV: Você Compra a Vaca, Mas tem que Pagar pelo Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *