Durante o ano de 2011 as redes sociais travaram grandes batalhas pelo território brasileiro. O Ibope Nielsen anunciou em Setembro que o Facebook já assumia a liderança do mercado brasileiro das redes sociais. Mas no mês seguinte a Hitwise, ferramenta de mensuração de campanhas na web, desmentiu o feito da rede social de Mark Zuckerberg e anunciou que o Orkut continuava líder no território tupiniquim. Agora, o site da Experian, grupo responsável pela Hitwise, anunciou que o Orkut continua à frente na disputa, mas que o Facebook começa a ameaçar a liderança da rede social da Google.

De acordo com dados do ranking brasileiro de Redes Sociais e Fóruns da Experian Hitwise, no mês de Novembro deste ano o Orkut foi responsável por 35,44% de market share de visitas, uma queda de 21,96 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Facebook alcançou 29,68% de participação de visitas, registrando um crescimento de 24,12% em relação ao mesmo mês de 2010. A diferença de visitas do Orkut para o Facebook diminuiu de 51,84 pontos, registrada em Novembro do ano passado, para 5,76 pontos, em apenas um ano. Ou seja, o cerco está fechando para o Orkut.

Em terceiro lugar ficou outro produto da Google, o YouTube, com 18,11% de market share de visitas, registrando queda de quase 1% em relação ao ano passado. O Windows Live Home teve grande crescimento no último ano, indo de 0,55% para 2,45% de participação de visitas, seguido pelo Twitter, que teve queda de 0,25% no último ano, registrando 2,33%. O Google+ aparece em nono lugar com 0,79%, perdendo para o Badoo (2,23%), Yahoo! Answers Brasil (2,17%) e para o Bate Papo UOL (1,49%). O décimo lugar ficou com o Habbo Brasil, registrando participação de 0,49%.

Confira a tabela:

Parece que 2012 será o ano do Facebook! Em qual mês você acha que a rede social azul finalmente vai ultrapassar o ultrapassado Orkut?