Nota do editor: Este post faz parte de uma parceria do WebHolic com o site Exame. O conteúdo exibido aqui não é de nossa autoria.

O Ibope confirmou nesta sexta-feira que a rede social Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários no Brasil: chegou a 30, 9 milhões, contra 29 milhões.

No dia 5 de setembro, a informação já havia sido antecipada por diversos veículos, após uma reportagem da revista IstoÉ Dinheiro revelar números de uma recente pesquisa de mercado.

Na época, o Ibope Nielsen não se pronunciou sobre o assunto mas, agora, confirma os dados antecipados “excepcionalmente para esclarecimento do mercado”.

Em nota, o instituto de pesquisa informa que o acesso à internet atingiu 77,8 milhões de brasileiros no segundo trimestre de 2011- 5,5% superior ao mesmo período de 2010 e 20% maior que 2009.

Em agosto, o Facebook chegou a 30,9 milhões de usuários únicos, ou 68,2% dos internautas no trabalho e em domicílios; o Orkut registrou alcance de 64%, ou 29 milhões de usuários. O Twitter também cresceu e chegou a 14,2 milhões de usuários únicos no Brasil, ou 31,3% dos usuários de internet.

No total, a subcategoria Comunidades, na qual estão redes sociais, fóruns, blogs, microblogs e quaisquer outros sites de relacionamento, chegou a 39,3 milhões de pessoas, ou 87% dos internautas de agosto. Em média, cada usuário brasileiro das redes sociais passou 7 horas e 14 minutos conectado no mês.