Indexação da Google Se Prepara Para Entrar em Tempo Real

A Google está desenvolvendo um sistema que permitirá aos publishers o envio automático de novos conteúdos para a indexação imediata da Google. O analista de indústrias Danny Sullivan disse que este pode ser “o próximo grande capítulo” da Google.

Fomos informados há um tempo pelo Brett Slatkin, desenvolvedor-chefe do protocolo PubSubHubbub (PuSH) na Google, que ele esperava que um dia a Google iria utilizar o PuSH para indexação na web em vez dos rastreamentos de links que tem sido utilizado pelos motores de busca há muito tempo.

O gerente de produto sênior da Google, Dylan Casey, disse recentemente que a empresa pretende publicar em breve uma forma padrão para que os proprietários de sites participassem de um programa parecido.

Como o Sistema Poderá Funcionar

O PuSH é um sistema de distribuição de conteúdo com base no formato ATOM aonde um publisher notifica um Hub toda vez que conteúdo novo for publicado. Os assinantes em seguida dizem ao hub que querem imediatamente qualquer conteúdo publicado por esse site. Ao invés de o assinante ficar conferindo se há conteúdo novo o tempo todo com o Publisher, ele apenas espera ser notificado pelo hub. Depois de publicado o conteúdo, ele leva poucos segundos para chegar ao assinante.

Se a Google pudesse programar Indexações pelo programa PuSH, o programa pediria para cada website para implementar a tecnologia e especificar sua hub acima de cada documento, assim como eles declaram onde podem ser encontrados seus feeds de RSS. Então a Google inscreveria esses feeds PuSH para descobrir novos conteúdos quando publicados.

O sistema PuSH provavelmente não irá substituir o rastreamento, na verdade um rastreamento seria necessário para descobrir feeds PuSH para assinar, mas o formato em tempo real seria usado para aumentar a velocidade da indexação existente da Google.

Mas como nos disse Danny Sullivan, a Google teria de programar algum tipo de controle de spam e não apenas deixar o conteúdo ser entregue em tempo real para indexação.

As Vantagens da Indexação em Tempo Real da Google

O sistema PuSH é muito mias eficiente computacionalmente para a Google, mas Slatkin diz que mais importante ainda é o impacto para os pequenos publishers. Atualmente mesmo os sites pequenos recebem visitas da Google pelo menos uma vez por semana. Com o sistema PuSH em ação, eles poderão enviar seu conteúdo à Google automaticamente.

Uma internet mais rica, rápida e eficiente seria de grande ajuda para todos e os benefícios na busca não seriam limitados para a Google. O PubSubHubbub é um protocolo aberto e os feeds seriam também disponíveis para o Yahoo e o Bing, como são para a Google.

Esperamos que este seja um grande negócio e iremos cobrir de maneira mais ampla a medida que a Google libere mais informações.

0 responses to “Indexação da Google Se Prepara Para Entrar em Tempo Real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *