Crowdsourcing e Crowdfunding: Dois termos que são cada vez mais comuns no cotidiano corporativo. A terceirização de tarefas não é nada de novo, qualquer pessoa que já tenha ocupado algum cargo de gerência sabe bem como é necessário fazer a mesma conta várias vezes para ver se compensa produzir ’em casa’ ou contratar alguém para fazer.

A transição de Outsourcing para Crowdsourcing é mais uma consequência natural da importância crescente qu a Internet vai assumindo nas nossas vidas. O espaço digital não serve apenas para entretenimento ou pesquisas escolares. É cada vez mais uma ferramenta de trabalho e fonte de renda para uma imensa minoria de freelancers e pequenas empresas em regime de home-office.

Da mesma forma, o Crowdfunding é um resultado dos novos patamares de ‘confiança virtual’ que foram estabelecidos a partir do momento em que começamos a conhecer novas pessoas pela Internet, sem necessidade da presença física. Hoje, quase todo o mundo tem algum ‘amigo virtual’ com quem se comunica, troca ideia, aprende e, de certa maneira, confia. Assente nessa premissa, não tardou muito para que o financiamento coletivo se tornasse realidade, tendo a sua expressão máxima no Kickstarter, startup fundada em 2008.

O Blog da Lecom dedicou a este tema a sua compilação semanal de infográficos. Aqui ficam alguns:


Kickstarter – o rei do Crowdfunding
| Via

Introdução ao Crowdsourcing | Via

Crowdsourcing e cocriação | Via

O Poder do Crowdsourcing | Via


A ascensão dos negócios financiados por Crowdsourcing
| Via

Sites de Crowdsourcing de Design | Via

Introdução ao Crowdfunding | Via



Três modelos de Crowdfunding
| Via

Crowdfunding: ajudando a economia dos EUA | Via

Veja mais infográficos sobre este tema no post original, e acompanhe as atualizações diárias no Visual Loop Brasil