Insights: O Novo Serviço de Analytics do Facebook

O Facebook em sua conferência anual, o F8, anunciou sua nova plataforma Facebook For Web Sites. Além da nova API para acesso do grafo social e todos os plugins e novas funcionalidades que o Facebook desenvolveu em cima disso, a empresa também vai oferecer uma nova versão de seu serviço de analytics Facebook Insights. Atualmente, esse serviço fornece dados aos usuários sobre suas páginas de fãs do Facebook e anúncios sociais. Mas agora o Facebook está indo além, e também fornecerá aos usuários que implementarem essas novas funcionalidades em seus sites, dados sobre as pessoas que compartilham conteúdo de seus sites.

A nova página Insights já está em ação e para usar o serviço só é preciso adicionar uma tag em seu site

Web Analytics em Outro Nível

Este novo serviço, de acordo com o Facebook, dará aos desenvolvedores uma “análise detalhada sobre a demografia de seus usuários.” Hoje, os sistemas de análise como o Google Analytics, podem dar aos editores informações detalhadas sobre quantas pessoas chegam em seu site e de onde vieram. Um desenvolvedor que utiliza o Facebook for Web Sites será capaz de obter informações demográficas mais detalhadas sobre esses usuários.

Com esta atualização, o Facebook Insights não fica preso apenas nas páginas de fãs e anúncios sociais (onde o Facebook já fornece aos editores dados demográficos detalhados), mas também permite que os editores acompanhem o que acontece com um link uma vez que é compartilhado.

Em parte, isso também se relaciona com a nova política de caching do Facebook, onde os desenvolvedores agora podem armazenar dados de seus usuários do Facebook permanentemente. Até então, os desenvolvedores que utilizavam o Facebook Connect tinham que apagar esses dados depois de 24 horas. Porém, agora quando os usuários derem permissão para que um aplicativo armazene seus dados de perfil, isso dará a esses desenvolvedores a idade, localização, sexo, número de amigos e outros dados sobre os usuários.

A nova versão do Insights também irá mostrar para os editores e desenvolvedores de onde está vindo o tráfego de certo aplicativo do Facebook (tráfego interno e externo). Além disso, os desenvolvedores podem agora ver quantos usuários se recusaram a permitir que o aplicativo tenha acesso a seus perfis.

Implicações de Privacidade?

Certamente esta atualização terá algumas implicações interessantes em relação à privacidade. Mas graças ao novo sistema de permissões será mais fácil para os usuários visualizarem quais informações irão compartilhar com os sites que usam a nova ferramenta do Fb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *