Intel Compra McAfee: Segurança para a Internet das Coisas

Com a necessidade de fornecer segurança para a crescente tendência da Internet das Coisas, a fabricante de chips Intel entrou em acordo para a compra da empresa de segurança McAfee por US$ 7,68 bilhões. De acordo com um press release da Intel: “A abordagem em segurança de hoje em dia não consegue cobrir os bilhões de novos dispositivos conectados à Internet, incluindo dispositivos móveis e sem fios, TVs, automóveis, dispositivos médicos e caixas eletrônicos, assim como o aumento do surgimento de ameaças virtuais.”

Recentemente o ReadWriteWeb relatou que o número de dispositivos conectados à Internet pode atingir 22 bilhões nos próximos 10 anos, já que cada vez mais produtos vêem com o acesso online, como os automóveis, redes de sensores, câmeras de segurança, etc. A Ciscocoloca o número de dispositivos conectados à Internet em 35 bilhões e prevê o aumento para trilhões nos próximos anos. Isso tem grandes implicações para a segurança corporativa.

De acordo com o Mid-Year Security Report (Relatório Semestral de Segurança) da Cisco, gerentes de TI devem considerar maneiras pelas quais os criminosos sejam capazes de “pular” facilmente de um dispositivo conectado em rede com uma vulnerabilidade para uma rede corporativa.

Em poucos anos, qualquer fechadura, leitora de cartão, câmera de vídeo, veículo, medidor de força, e interruptor de luz terão endereços de IP – pelo menos no mundo corporativo. Portanto, do ponto de vista da segurança, será extremamente importante – dentro da empresa e dentro de nossas casas (já que muitos daqui são funcionários remotos, e trabalham de seus dispositivos móveis também) – segmentar diferentes classes de firewalls de dispositivos em uma rede.

O Virus Scan do McAfee foi o primeiro produto de antivírus comercial. No início deste ano a empresa demonstrou um grande interesse em segurança de ponta ao lançar seu serviço CloudSecure para fornecer auditoria e certificação para a nuvem, ao comprar a empresa de segurança móvel Trust Digital, e ao fornecer antivírus aos usuários com contas comprometidas do Facebook.

A compra da Intel também reflete outra crescente tendência: em busca de maiores margens, as empresas de hardware estão indo com tudo pra cima das empresas de software.

0 responses to “Intel Compra McAfee: Segurança para a Internet das Coisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *