iPhone 5 Terá Novo Sistema de Reconhecimento de Voz

Nota do editor: Este post faz parte de uma parceria do WebHolic com o site Exame. O conteúdo exibido aqui não é de nossa autoria.

O iPhone 5 vai ter um novo sistema de comando por voz. Ele vai permitir fazer coisas como marcar um compromisso na agenda, pesquisar um endereço no mapa ou mandar um torpedo apenas falando com o smartphone. A informação é do site 9to5Mac, que diz que esse será um dos principais destaques do novo smartphone da Apple.

Espera-se que o iPhone 5 seja apresentado no próximo dia 4 junto com o iPhone 4S, uma versão melhorada do iPhone 4. O novo modelo será baseado no processador A5, o mesmo do iPad 2, e terá maior capacidade de memória. O hardware mais poderoso vai permitir rodar programas mais pesados, como o novo sistema de reconhecimento de voz, que não deverá ser oferecido para as versões anteriores do smartphone.

Segundo o 9to5Mac, o novo recurso vai se chamar Assistant e é derivado do Siri. Esse software de processamento de linguagem natural foi criado pela empresa também chamada Siri, que a Apple comprou em abril do ano passado. Ele deve ser usado no iPhone 5 no lugar do Voice Control, o recurso de reconhecimento de voz do iPhone 4, que é bastante mais limitado.

Para acionar o Assistant, o usuário deverá manter o botão Home pressionado durante alguns instantes. O desenho de um microfone aparecerá na base da tela e o usuário vai poder dizer coisas como “Qual é o caminho para o parque Ibirapuera?” Haverá, também, uma tecla com o desenho de um microfone no teclado virtual. Um toque nela vai permitir ditar as palavras em vez de digitá-las.

O relato do 9to5Mac é extenso e bastante convincente. Mas o próprio site alerta que a descrição é de uma versão ainda em desenvolvimento do software da Apple. Assim, não será surpresa se a versão final tiver características diferentes. Além disso, não se sabe se o o Assistant vai funcionar em todos os idiomas. Como o reconhecimento de voz é muito dependente do idioma, é até possível que ele fique restrito à língua inglesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *