A Itaro, oficina virtual que atua no Brasil, anuncia rodada inicial de investimentos da Simile Ventures, em conjunto com Rising Venture e Unique Partners. A empresa não só vende pneus e autopeças pela web, como também oferece serviços de instalação em oficinas conveniadas de São Paulo. Confira a release:

A Itaro.com.br, umas das primeiras oficinas virtuais do Brasil, anuncia rodada inicial de investimentos da Simile Ventures, em conjunto com Rising Venture e Unique Partners. Com isso, a empresa pretende ampliar sua atuação no cenário brasileiro, com venda de pneus e autopeças multimarcas pela internet e serviço de instalação em oficinas conveniadas. Atualmente, a Itaro possui parceria com 300 oficinas na cidade de São Paulo, mas a expectativa é chegar a mil estabelecimentos em todo o Brasil até o final de 2013, ano em que espera um faturamento de R$ 10 milhões.

Fundada em agosto de 2012 pelo empresário alemão Jan Riehle, a empresa pretende unir a praticidade da compra de pneus e autopeças via internet com a segurança da contratação de serviço de instalação em oficina conveniada, próxima ao cliente e de sua confiança. A empresa oferece pneus de diferentes categorias e modelos, das 10 principais marcas do mercado brasileiro, mas existem planos de trabalhar com uma linha completa de produtos, autopeças e acessórios para diferentes tipos de veículos, desde motos e carros a caminhões e máquinas agrícolas.

“Este modelo que trouxemos para o Brasil pretende, de forma sinérgica, unir o mundo on-line com o off-line. É um sistema novo para o segmento automotivo brasileiro, que visa trazer praticidade e agilidade para a conservação e manutenção de veículos”, explica Jan Riehle, fundador e CEO da Itaro. “Antes de serem cadastradas em nosso site, as oficinas passam por uma análise criteriosa, para garantir um padrão de qualidade aos serviços”, complementa.

Ao acessar o site, o usuário pode buscar e escolher produtos de diferentes marcas. Em seguida, ele seleciona uma das oficinas parceiras e agenda um horário para a instalação. A autopeça adquirida é entregue diretamente na oficina escolhida. O cliente leva seu carro até lá no horário agendado e o serviço é realizado. “A ideia é oferecer uma solução completa e prática. Nossa logística de operação vai facilitar o processo de compra e instalação de peças automotivas”, explica Riehle.

“O comércio on-line nesse segmento é um mercado bastante promissor em países em franco desenvolvimento como o Brasil. Na Europa, existem players com mais de 10 anos de atuação e faturamento que chega à casa dos bilhões. Por isso, vemos uma grande oportunidade de crescimento da Itaro por aqui”, explica Riehle.

Em 2011, o mercado de pneus novos faturou R$ 9,6 bilhões e chegou a produzir 66,9 milhões de unidades, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. Já o setor de reposição automotiva movimentou R$ 73 bilhões em 2011, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores.