Saiu o Jailbreak para o Google TV!

No final de Novembro, o desenvolvedor Android Howard Harte anunciou que ele daria US$ 1.000 para a primeira pessoa que conseguisse fazer o jailbreak da plataforma Google TV. Pouco mais de um mês após este anúncio, as mil doletas foram retiradas e Howard diz que está se divertindo muito com sua unidade hackeada, e provavelmente assistindo vídeos do Hulu sem pagar.

Um grupo de desenvolvedores chamado GTVHacker dev team decifrou o código, abrindo a plataforma do Google TV para os desenvolvedores do mundo inteiro.

“Isso significa que agora temos uma atmosfera completa de desenvolvimento Android para a Google TV,” Howard explicou em um email. “Eu sou capaz de usar ferramentas de desenvolvimento padrão do Android para desenvolver para a GTV, da mesma maneira que desenvolvemos para qualquer dispositivo Android.”

Mas não espere que esse hack seja amplamente adotado pelos fãs da GTV e amantes do Hulu. O jailbreak da unidade Logitech Revue envolve a abertura da caixa, a solda de alguns fios na placa de circuito, e só depois disso enfrentar um hack relativamente longo.

“A coisa mais importante para os desenvolvedores é que eles agora têm pleno acesso para desenvolver para a plataforma antes mesmo da Google lançar as ferramentas,” disse Howard. “Agora será possível para a Rovio portar o Angry birds para a Google TV.”

O GTVHacker dev team gravou um vídeo de sua unidade Logitech Revue hackeada, mostrando o “atalho do bloco de conteúdo e a instalação de aplicativos personalizados.” Confira o Hulu na Google TV:

Além do Hulu, o que podemos esperar do jailbreak da Google TV? Em primeiro lugar, é provável que, em algum ponto, alguém vai lançar um software apenas para unidades com o jailbreak. Além disso, dar acesso aos desenvolvedores significa que, quando a Google finalmente abrir o marketplace da Google TV, os desenvolvedores já estarão adiantados e já terão conhecimento do sistema. A Google TV pode ir longe com a inovação que uma comunidade de desenvolvedores pode agregar.

Se você está interessado nos detalhes mais geeks, aqui vai uma explicação do Howard:

O GTVHacker dev team é composto por cinco membros, e foi fundado pelo hacker “Zenofex”, que foi capaz de conectar um terminal à porta serial UART1 da Revue. Isso envolveu a abertura da unidade Revue e a solda de três fios, qualificando-o a um hack de hardware. Depois de conectar o terminal serial à UART1, Zenofex conseguir acesso root no shell rodando no modo de recuperação.

Zenofex contou com a ajuda de quatro hackers de software para montar um conjunto de ferramentas para compilar as ferramentas necessárias para adicionar o suporte “ADB” para a unidade Revue. Ao adicionar a ADB (Android Debug Bridge) foi possível a instalação de aplicativos com os comandos padrões da ADB sobre a interface de rede (Ethernet ou WLAN).

Com isso feito, os aplicativos escritos em Java rodariam tranquilamente na Revue, e conseguiram também rodar o Astro File Manager por algum tempo. Então, Zenofex entrou em contato comigo para obter uma cópia do meu app “Better Terminal Emulator Pro,” que era obrigado a ser exibido em execução na Revue em um vídeo do YouTube nos termos de oferta “Root Bounty.”

Acontece que o Better Terminal Emulator Pro, que depende fortemente do código nativo (específico da CPU), não rodou na Revue. Era necessário o Android Native Development Kit (NDK) da Google para a Google TV. Já que ele não estava oficialmente disponível, um membro inteligente do GTVHacker conseguiu juntar o NDK do projeto Android-x86.org com a toolchain da Intel para produzir um NDK que funcione na Google TV. Com isto, eles re-compilaram a biblioteca nativa compartilhada usada pelo Better Terminal Emulator Pro na GTV, conseguindo também instalar o Better Terminal Emulator Pro na Revue, funcionando perfeitamente.

 

E você, teria coragem de abrir uma Google TV? Será que o Jailbreak pode ser a salvação do device?

0 responses to “Saiu o Jailbreak para o Google TV!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *