Jobs Renuncia ao Cargo de CEO da Apple, mas Continuará Contribuindo no Desenvolvimento de Produtos

A Apple anunciou recentemente que seu co-fundador, o Steve Jobs, não é mais o CEO da empresa. O até então COO, Tim Cook, vai assumir de vez o seu lugar. Todos iremos sentir falta de Jobs, mas não precisamos nos desesperar, ele continuará envolvido na estratégia e desenvolvimento de grandes produtos futuros, além disso, pretende ser um membro ativo do Conselho da empresa.

Steve enviou uma carta anunciando sua renúncia para a comunidade e o Conselho da Apple:

Eu sempre disse que se algum dia não conseguir cumprir com minhas responsabilidades e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, este dia chegou.

Eu, por meio deste, me renuncio ao cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o Conselho julgar conveniente, como Presidente do Conselho, diretor e funcionário da Apple.

Quanto ao meu sucessor, recomendo fortemente que seja executado nosso plano de sucessão e que seja nomeado o Tim Cook como CEO da Apple.

Acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple ainda estão porvir. E estou ansioso para ver e contribuir com o seu sucesso em um novo papel.

Eu tenho feito alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e agradeço a todos vocês por todos esses anos que fui capaz de trabalhar ao seu lado.

Steve

Segundo alguns rumores, a Apple já planeja reinventar outro dispositivo comum, agora será a vez da TV. Apesar de deixar o cargo, Steve pode continuar contribuindo e muito no desenvolvimento dos próximos dispositivos da empresa. Mas a pedreira rotineira será para o novo CEO, Tim Cook.

Durante os últimos seis meses Tim substituiu Jobs enquanto ele estava de licença médica, e durante esse tempo muita coisa bacana aconteceu para a Apple:

  • Suas reservas de caixa aumentaram de US$ 60 bilhões para US$ 76 bilhões.
  • Tornou-se a empresa pública mais valiosa do mundo.
  • Apresentou o novo iPad, dominando o mercado de tablets.
  • O iPhone continuou sendo o smartphone mais vendido no mercado.
  • Abriu mais lojas de varejo, incluindo a quarta Apple Store na China, que vem ajudando e muito a empresa.
  • Deu um grande passo com atualizações do SO, lançando o OS X Lion no mês passado.

Esperamos que Tim Cook tome conta do recado, afinal, substituir Jobs full-time será um grande desafio.

0 responses to “Jobs Renuncia ao Cargo de CEO da Apple, mas Continuará Contribuindo no Desenvolvimento de Produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *