Kekanto – O Crescimento Acelerado Do Yelp Brasileiro

Já viram o gráfico acima? Sim, este é o crescimento do Kekanto, uma startup brasileira bastante promissora. Lançada em maio de 2010, o serviço em pouco tempo atingiu a marca de 6 milhões de pageviews/mês e conta com milhares de reviews de estabelecimentos de todo o país. O modelo, em alguns aspectos bastante similar ao do Yelp (que fatura 30 milhões de dólares por ano, nos EUA), parece estar decolando no Brasil. Hoje eles já contam com busca hiperlocal, apps mobile e seguem crescendo com um exímio trabalho de gestão de produto e comunidade (e claro, muitas promoções para incentivar os usuários!).

Conversamos com Fernando Okumura e Bruno Yoshimura, fundadores do serviço, para tentar descobrir o segredo, confira nossas perguntas abaixo:

RWWBR: A que vocês atribuem o crescimento recente do Kekanto?

O crescimento se deve ao aumento de nossa comunidade de reviewers e a consequente popularização do site. O lancamento do nosso mobile app também foi uma grande alavanca (logo nos primeiros dias tivemos mais de 1000 downloads e o app se tornou “HOT” na app store). No próximo mês lançaremos também as versões para Android e Blackberry. Também já temos um versão mobile do site disponível para todos.

O Kekanto também oferece o melhor sistema de busca hiperlocal do país. A excelência e agilidade na implementação de ferramentas legais para o usuário é determinante. Por fim, também adicionamos funcionalidades bacanas e gratuitas para os estabelecimentos (habilidade de postar descontos, gerenciar programas de fidelidade, etc) que terminam por enriquecer a experiência do consumidor, que é o nosso maior objetivo.

RWWBR: Existem planos de expansão para a América Latina?

Nossa prioridade agora é o mercado brasileiro.

RWWBR: Imagino que o Yelp tenha sido uma grande inspiração para vocês. Quais outras empresas vocês admiram?

Observamos o Yelp, o Qype, o Angie’s list, etc. Mas acreditamos que o público brasileiro é bem diferente do americano e europeu. Nosso foco é atender o consumidor brasileiro.

Estamos trabalhando em uma busca personalizada para cada usuário (Google) e um sistema de recomendação (Amazon), então serão duas empresas inspiradoras e você verá isso na nossa busca dentro de algumas semanas. Não é apenas uma inspiração, mas acho que um alinhamento dessas empresas com a nova tendência de busca social.

RWWBR: Quais os próximos planos de vocês?

Nosso plano é seguir facilitando a vida dos consumidores. Acreditamos muito no crowdsourcing aliado a geolocalização. Em um país em que os consumidores nem sempre tem a quem recorrer, escolher certo no começo é ainda mais importante. Queremos que as pessoas tomem decisões informadas e que ao mesmo tempo se divirtam com o Kekanto.

RWWBR: Obrigado e Boa Sorte!

5 responses to “Kekanto – O Crescimento Acelerado Do Yelp Brasileiro

  1. Sou usuária do Kekanto e posso afirmar que é o melhor site de buscas de estabelecimentos que já conheci.
    Sempre entro para saber as dicas dos outros usuários em relação a diferentes lugares que quero conhecer. Gosto muito porque são opiniões de pessoas normais/ consumidores como eu.
    Vale a pena conferir.
    Aproveito para parabenizar o sucesso do Kekanto!
    Luana M.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *