A Lema21, startup que segue o modelo da Warby Parker adaptado par ao mercado brasileiro, chegou ao portal de tecnologia Techcrunch com a grande notícia de que já levantou US$ 1,6 milhões de grandes VCs do Vale do Silício e de importantes investidores/ conselheiros, como Romero Rodrigues (Buscapé), Luis Mario Bilenky, entre outros. Confira a release:

A Lema21, uma nova marca de óculos de grau, apresenta ao mercado brasileiro o modelo “smart eyewear” com a proposta de oferecer pela internet um produto de qualidade, com design exclusivo, por R$ 267, incluindo lentes orgânicas com tratamento antirrisco e antirreflexo. A startup já levantou US$ 1,6 milhões e utilizará o montante para crescer e dominar o território brasileiro.

O segredo em oferecer um produto de qualidade com este preço atrativo está na estratégia de disrupção de mercado, que consiste em contornar os intermediários da cadeia tradicional para oferecer uma opção que equilibra a equação: design + qualidade = preço justo. A marca desenha modelos exclusivos, feitos à mão e confeccionados pelas mesmas linhas de produção de grandes marcas internacionais.

O modelo traz três novidades para o e-commerce brasileiro:

  1. Espelho Virtual: o consumidor poderá utilizar no site uma ferramenta que aplica a imagem dos óculos na foto de seu rosto.
  2. Prove em Casa: um serviço que enviará um kit de quatro amostras de armações para a casa do consumidor. Ele poderá experimentar os óculos e optar pelo que se adeque melhor ao seu gosto.
  3. Comprando lentes: o consumidor pode comprar óculos de grau completo, com lentes confeccionadas pelos grandes laboratórios do Brasil.

Idealizada pelos jovens-empreendedores brasileiros, Jonathan Assayag e Naomi Arruda, a marca nasceu após uma longa vivência no exterior. Os fundadores observaram um movimento disruptivo no varejo internacional, onde novas marcas online cortavam os intermediários para oferecer produto final de qualidade, com preços mais acessíveis. Eles chamaram a marca de “Lema21” em homenagem às pessoas inspiradoras do século XXI que promovem mudanças positivas ao seu redor. Os fundadores se espelham nessas pessoas, nas suas visões, e em seus lemas de vida.

Além de oferecer produtos e serviços diferenciados, a marca traz a proposta: “Compre 1 e doe 1”. Para cada par de óculos comprado na Lema21, o valor de um par simples é revertido para pessoas com deficiência visual em parceria com a Associação LARAMARA de Assistência ao Deficiente Visual.

O modelo de negócio da Lema21 ganhou em Abril de 2012 o prêmio melhor business plan da America Latina no Harvard Alumni New Venture Contest.

Investimentos

A Lema21 chamou a atenção de VCs do Vale do Silício, como The Social+Capital Partnership (investidora da Baby.com.br e Peixe Urbano), Chamath Palihapitiya (ex Facebook) e Ted Maidenberg (LivingSocial) e importantes investidores/conselheiros como Romero Rodrigues (Buscapé); Luis Mario Bilenky (ex presidente Fotótica), entre outros.

O aporte de mais de R$ 3 milhões está sendo distribuído entre campanha publicitária, contratação de mão de obra local, parcerias de negócios, acordo de fornecedores e implementação da loja online.

Parabéns para a equipe da Lema21 e continuem com o bom trabalho!