A Google anunciou recentemente uma série de novidades na sua conferencia Google I/O, como seu primeiro tablet, o Nexus 7, o media center Google Nexus Q, o tão esperado Google Glasses, e finalmente a nova versão do seu sistema operacional móvel, o Android 4.1 Jelly Bean.

O Android 4.1 traz uma série de recursos, como:

  • Project Butter – O projeto tem o objetivo de deixar a interface mais rápida. Oferecendo um carregamento três vezes mais rápido para garantir animações mais consistentes.
  • Google Now – Este sistema oferece atualizações automáticas com informações em tempo real sobre seu time favorito, sobre sua localização, além de oferecer informações de rota e trânsito. O recurso é definido como uma espécie de assistente funcional, que analisará seus dados de localização e oferecerá informações úteis de acordo com essas análises. Uma assistente funcional que tentará economizar seu tempo de busca na web ao adivinhar o que você pretende fazer, ou até mesmo o que não queria inicialmente, mas pode acabar convencido pela sugestão.
  • Offline Voice Typing – Agora você não precisa de uma conexão para aceitar dados por voz. Por enquanto o recurso só terá suporte ao idioma inglês, mas 18 línguas serão adicionadas em breve. A busca por voz também foi otimizada (graças a Siri), ao pesquisar qualquer coisa, o recurso responde por voz, além dos resultados adicionais da página do Google.

Outras melhorias

Além das melhorias mencionadas acima, o sistema de notificações também foi atualizado, além da câmera, galeria de fotos, e o sistema de compra e download de apps.

Confira o vídeo de apresentação do Jelly Bean:

O Android 4.1 estará disponível oficialmente em Julho para os celulares Galaxy X (Nexus), Nexus S e Motorola Xoom, além do tablet Nexus 7.

Download

O Jelly Bean foi disponibilizado para a versão “Takju” do Galaxy Nexus, distribuída na conferência I/O 2012, e também para o Nexus com o firmware IMM30D. Mas o site Android Police disponibilizou o arquivo .ZIP para download através deste link [Download]. Você pode tentar fazer o root (ao seu próprio risco), porém recomendamos esperar os esforços comunidade de desenvolvedores que em breve darão um jeito de instalar o Android 4.1 nos Galaxys Nexus e Galaxys X, e até mesmo em outros celulares. Fiquem ligados que em breve teremos novidades sobre o root do Android 4.1.