Final de ano chegando e é hora de dar uma parada estratégica para o ano de 2015. 2014 foi um ano fantástico para mim, muitos aprendizados, muitas alegrias. Neste ano estive envolvido em diversos projetos legais, conheci pessoas fantásticas e aprendi coisas que jamais imaginei serem possíveis. Nesse ano, eu:

  • Aprendi vendas de verdade. Sim, não foi meu primeiro ano na área comercial, mas foi o ano em que eu considero que “virei adulto”. Tive mentores fantásticos, fiz alguns treinamentos muito legais (O Sandler Training é demais) e li dezenas de livros sobre o assunto. Aprendi muito sobre técnicas de fechamento, vendas consultivas, qualificação de leads, e gestão de equipes.
  • Aprendi muitos hacks de marketing digital. Geramos mais de 90mil leads em 2013 e com isso vários truques foram aprendidos, pretendo compartilhar alguns em um post subsequente.
  • Comemorei 7 anos deste blog e 70mil visitas em 2014. Eu sei, o blog ficou parado por um tempo, mas este ano já foram 20 publicações e o ritmo só vai acelerar de agora em diante. Estou ansioso por 2015 no Webholic, fiquem ligados que muita coisa legal vem por aí.
  • Colaborei com meu amigo Drew Beaurline no Brazil Startup Report.
  • Publiquei 7 episódios novos do Terceiro Turno junto com os amigos @eusouomatt & @gustavocaetano.
  • A Rock Content quadruplicou o número de clientes e aumentou em 6x o faturamento.
  • Começamos o ano com 13 e fechamos com um time de 45 pessoas fantásticas. Apesar de não ser parte do plano, fechamos o ano em break even o que foi uma vitória bem bacana.
  • Fiquei amigo de dezenas de clientes fantásticos e aprendi muito com eles.
  • Conheci alguns dos meus ídolos em negócios como David Skok, Aaron Ross e outros.

Por isso, gostaria de agradecer o apoio de todos os leitores e amigos que participaram desta jornada. Espero que estejamos ainda mais perto em 2015. E aproveito para convidá-los para dar uma olhadinha nos 5 artigos mais acessados de 2014.

  1. Entrevista com Aaron Ross: Essa entrevista é muito legal pois explica os conceitos chave do livro predictable revenue e também conta um caso pessoal meu com a lenda das vendas SaaS.
  2. Tradução do artigo SaaS Metrics 2.0 do David Skok: Se você gosta de software como serviço, este artigo é a bíblia e você deve decorar cada pedacinho dele. Adicione nos seus bookmarks.
  3. Meu estagiário pessoal: Comecei um projeto de reviver este blog e estou contratando um cara para me ajudar. Já entrevistei 28 pessoas e em breve anuncio o escolhido. O artigo não é mais tão relevante, mas foi extremamente visitado.
  4. Entrevista com o Tallis da EasyTaxi: Essa entrevista é super bacana e mostra um lado pouco conhecido do empreendedor de um dos maiores sucessos recentes no brasil. Vale a leitura.
  5. Como estruturar a meta de vendas e o comissionamento do seu time: Muita gente pergunta sobre o assunto e eu acabei escrevendo este artigo. Parece que as pessoas gostaram, pois ele teve mais de 2000 visitas.

E é isso aí pessoal, que venha 2015. Sucesso para todos nós!

Um abraço,

D