Mercado de VC Americano Sobre 2010: Iremos Financiar Menos Startups

money_cashA Associação Nacional de Venture Capital dos Estados Unidos divulgou seu relatório anual sobre as previsões para o mercado de VCs, e elas não parecem ser muito boas para as startups em estágios iniciais. Apesar de a maioria dos VCs afirmarem que esperam mais dinheiro para ser investido no próximo ano, muitos preveem uma contração no número de investimentos, com uma queda no mercado de capital semente e financiamento de empresas nascentes, e ênfase em altos montantes a serem investidos em empresas consolidadas buscando maior crescimento.

Isso não é bom para inovação em fase inicial, algo que a associação atestou em sua publicação.

As previsões foram baseadas em respostas de mais de 325 capitalistas de risco ao redor dos Estados Unidos. “De todas as projeções informadas este ano, a falta coletiva de entusiasmo para investimentos em capital semente é a mais perceptível”, afirmou Mark Heesen, presidente da NVCA. “A fraqueza no mercado para saídas dos investimentos, combinada com a política de taxas proposta, desencoraja investimentos de longo prazo”. “Nós precisamos melhorar o ambiente para esses investidores de empresas nascentes.”

Veja abaixo a apresentação com as previsões do mercado para 2010:

Se você é um dos céticos que acredita que a indústria de venture capital vem financiando muitas ideias pontuais e malucas, talvez essa leitura traga boas notícias. Se você é uma startup esperando entrar para o clube das investidas, provavelmente essa não é uma boa notícia para você. E se você é um early adopter de tecnologias, faminto para ver todos os tipos de inovações mudarem o mundo e está indiferente a respeito das fortunas dos investidores – então essa aversão ao risco provavelmente não traz boas notícias a você também.

0 responses to “Mercado de VC Americano Sobre 2010: Iremos Financiar Menos Startups

  1. A pesquisa é bastante interessante, pois traz a noção de quais empresas os investidores estarão mais focados em analisar no próximo ano. E esse foco é ainda mais intenso, uma vez que afirmam diminuir o numero de startups investidas. Muita gente vai ficar na reserva.

    Infelizmente a pesquisa não aborda a América Latina, trazendo análises apenas sobre China, India, Israel e Europa. Ainda temos que buscar nosso espaço, nem que seja para lembrarem na próxima a nossa inclusão em uma pesquisa.

  2. A pesquisa é bastante interessante, pois traz a noção de quais empresas os investidores estarão mais focados em analisar no próximo ano. E esse foco é ainda mais intenso, uma vez que afirmam diminuir o numero de startups investidas. Muita gente vai ficar na reserva.

    Infelizmente a pesquisa não aborda a América Latina, trazendo análises apenas sobre China, India, Israel e Europa. Ainda temos que buscar nosso espaço, nem que seja para lembrarem na próxima a nossa inclusão em uma pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *