Microsoft Comemora Queda do IE6 e Crescimento do IE8

Nos dias de hoje, até mesmo a Microsoft está esperando o fim de seu produto de quase 10 anos, o Internet Explorer 6. De acordo com a Net Applications, recentemente a empresa analisou os números de uso do browser de Agosto e anunciou que o “Internet Explorer 6 tem participação de 5% ou menos em muitos mercados desenvolvidos,” além disso chamou a queda de um bom sinal.

Ao mesmo tempo, a empresa está celebrando o seu domínio contínuo no mercado de navegadores, chamando o IE8 de “o navegador que cresce mais rápido em todo o mundo.”

Já que a Net Applications está relatando que a participação do IE6 é agora a mais baixa em que já esteve, eu achei que seria um bom momento para abordar a forma como pensamos em relação ao nosso velho navegador. Como já dissemos no passado, uma das nossas principais missões é fazer com que as pessoas parem de usar o IE6 o mais rápido possível. E embora o IE6 tenha sido um grande navegador no seu tempo, todos nós precisamos que a web avance. Isso primeiramente é bom para os desenvolvedores que queremos que continuem escrevendo a mesma marcação para seus sites. É bom para os consumidores que devem ter a proteção oferecida por um navegador moderno. Finalmente, é bom para a web, principalmente quando olhamos para frente com o IE9 e começamos a ver todas as possibilidades.

De acordo com os números da Net Applications de Agosto, o Internet Explorer 8 cresceu pouco mais de 1%, contabilizando 32% do mercado de navegadores em todo o mundo, e seu crescimento foi quase três vezes maior do que o do Google Chrome.

Observamos ao olhar para números semelhantes no último mês de Fevereiro que os números da Net Applications nem sempre condizem com os números de outros sites de análise de navegadores como o StatCounter, que mostra uma queda de 1% do IE8 e um aumento do IE6 em 1%.

Talvez a estatística mais interessante da Net Applications seja a que envolve o IE6 e a China. Lá, o navegador que todos amamos odiar continua a deter 46% do mercado (acima de 50% se considerarmos as várias edições do IE6), que segundo a empresa está “distorcendo significativamente a participação global”. No entanto, globalmente a Net Applications diz que o IE6 teve queda de 1%, deixando sua participação global em pouco menos de 17%.

Claro, tudo isso pode mudar quando a Microsoft lançar a versão beta do seu navegador mais recente, o IE9, que pretende levar a empresa ao futuro dos navegadores com menos “peso,” um design simplificado e uma série de recursos avançados.

O que você acha? Como estará o mercado dos navegadores quando a Microsoft lançar seu browser mais recente? Será que o IE9 vai assumir a liderança do IE8? E o Chrome, continuará crescendo? Não deixem de comentar.

0 responses to “Microsoft Comemora Queda do IE6 e Crescimento do IE8

  1. Isso de a microsoft comemorar deveria ser encarado como pura hipocrisia.

    Primeiro que todos conhecem computador como windows e não como máquina. Sistema operacional não é marca de computador.

    Logo, navegador não é padrão de máquina.

    Se fosse dada a opção de escolha para navegadores, assim como para sistemas operacionais, não sei se a microsoft estaria comemorando tanto assim seus milhões de “dollars” adiquiridos por ignorantes de tecnologia.

    blah!

  2. Isso de a microsoft comemorar deveria ser encarado como pura hipocrisia.

    Primeiro que todos conhecem computador como windows e não como máquina. Sistema operacional não é marca de computador.

    Logo, navegador não é padrão de máquina.

    Se fosse dada a opção de escolha para navegadores, assim como para sistemas operacionais, não sei se a microsoft estaria comemorando tanto assim seus milhões de “dollars” adiquiridos por ignorantes de tecnologia.

    blah!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *