Misturei Twitter com Galvão Bueno

Responda rápido, qual a principal diferença entre os memes CALA BOCA GALVÃO e “Misturei Activia…”? Antes de diferenciar, vale a pena investir algumas linhas para explicar o que eles tinham comum. Vejamos.

Conteúdo gerado pelo usuário

O meme do iogurte mereceu incontáveis tuítes, um mais irreverente do que o outro, dos apostando nos efeitos miraculosos que o produto nunca disse possuir. Já o meme do CALA BOCA GALVÃO ganhou até vídeos para responder à pergunta “o que diabos significa isso nos TT” feita por pessoas desacostumadas com o nosso peculiar vernáculo.

Tudo feito pelo usuário, claro.

Gatilho

Como já sabem os principais blogueiros de humor, mídias sociais significa copiar e colar. Com isso, a ideia espirituosa de associar um iogurte com um uísque para chegar a um resultado particularmente equino rapidamente ganhou milhares de pais e mães, inclusive um perfil no Twitter dedicado exclusivamente a misturas engraçadinhas.

No caso do meme do passarinho Galvão, surpreendentemente, o gancho não foi a abertura da Copa do Mundo, evento aguardado ansiosamente por 8 entre cada 10 brasileiros. Mas meia dúzia de perguntas feitas por estrangeiros sobre a frase. O impulso de enganar alguém com uma piada boa foi demais e o resultado foi um esforço coletivo descomunal para manter a coisa no topo.

Novamente, é difícil (e irrelevante para este artigo) identificar a fonte causadora.


Vídeo da campanha “Save the Galvão Birds”: mentira muito bem produzida

Danos à imagem

Por mais que a Globo se mostre indiferente à repercussão e o próprio locutor diga que apoia a campanha para salvar os pássaros Galvão há sim um dano inevitável à imagem de ambos. O principal nome da área de esportes da emissora carioca é uma pessoa tão odiada nas mídias sociais, do ponto de vista profissional, que ganhou até matéria em jornais internacionais. Isso não é pouco não.

No caso o iogurte, o dano é pior, pois o nivela a uma classe de produtos muito pouco elegante. Segundo o fabricante, Activia é um alimento funcional, não um laxante.

Mas qual é diferença?

Após 40 anos na mídia, muitos deles como um dos principais nomes de esportes da principal rede de televisão brasileira, Galvão Bueno tinha coragem o bastante para ir no ar e tirar sarro de si mesmo. Com apoio da Globo, foi o que ele fez, como você pode ver neste video.

O episódio geraria o que Edney Souza, diretor da Pólvora Comunicação, chamou de 3ª onda do CALA BOCA GALVÃO. Devido ao vídeo, o assunto ganhou capa da Veja e acabou ganhando em imagem e reconhecimento. Sem dizer que matou o assunto.

Afinal, qual é a graça de fazer uma piada se a vítima também a apóia?

Torcedores em Brasil X Holanda aderindo à campanha para salvar o pássaro. Galvão Bueno comenta e agradece.

Já a Danone, observando a crise de imagem que estava enfrentando decidiu fazer o pior e ficou quieta. Quietinha. Nada se ouviu deles. Dizem as más línguas que estavam misturando Activia com Johnnie Walker para as mídias sociais.

0 responses to “Misturei Twitter com Galvão Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *