MoIP Anuncia o MoIP Labs, a Primeira API de Pagamentos do Brasil

O serviço de pagamentos online MoIP anunciou recentemente um projeto ambicioso, o MoIP Labs, uma API de pagamentos feita para desenvolvedores de aplicações web poderem integrar cobranças e remessas de pagamento direto em suas aplicações, sem a necessidade de integrações HTML.

Nós do RWWBR sempre falamos da falta de infra estrutura necessária para que o empreendedor brasileiro de internet crie aplicações e a iniciativa parece ser um passo interessante neste sentido.

Um ecossistema de API’s tem a possibilidade de viabilizar novos negócios online no mercado brasileiro.  Foi assim no mercado americano e torcemos para que seja assim por aqui. Hoje, quem quer desenvolver um sistema de Software como serviço ou integrações mais avançadas com meios de pagamentos, cobrando em reais, enfrenta sérias dificuldades.

O projeto inclui uma Sandbox para testes com valores não monetários, uma central de bibliotecas no Github, páginas para suporte no Twitter e Facebook, um Fórum específico, além de oferecer recursos que não são oferecidos por concorrentes como o Pagamento Digital do Buscapé ou o Pagseguro do UOL.

Dentre os recursos em destaque, estão:

  • Remessas de pagamentos: Servem para pagar múltiplos usuários com um só chamado a API. O interessante desta API é a capacidade de permitir a criação de ferramentas onde o usuário é remunerado de maneira variável, como por exemplo, no Amazon Mechanical Turk ou o Odesk.
  • Comissionamento: O interessante deste recurso é que ele viabiliza a criação de programas de afiliados e descontos específicos para diferentes perfis de usuários.
  • Notificações de pagamento: a API viabiliza automatizar a gestão de recebimentos para ecommerces e startups.
  • Pagamentos recorrentes: promete ter uma grande demanda, e segundo o MoIP, já está em desenvolvimento, ideal para serviços de assinaturas.

A empresa conta com o evangelista Herberth Amaral (que já foi autor convidado por aqui) para a divulgação de suas API’s,  e tem um staff na empresa cuidando do fórum e respondendo as solicitações de usuários e dando suporte.

É uma ótima iniciativa e esperamos que em breve cada vez mais empresas ofereçam API’s abertas para acelerar o desenvolvimento das nossas startups web.

0 responses to “MoIP Anuncia o MoIP Labs, a Primeira API de Pagamentos do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *