Napster Finalmente Entra no Mercado Móvel

O Napster, o ex-serviço de compartilhamento de músicas P2P que se tornou pago e inimigo nº 1 do Metallica, finalmente entrou no mercado de música móvel para os usuários da Apple com o recente lançamento do seu aplicativo para o iPhone, iPad e iPod Touch.

O serviço está entrando no mercado um pouco atrasado, mas ele vem com um catálogo maior do que de alguns concorrentes e conta com recursos semelhantes aos que eram destaques em outros serviços.

Tem um bom tempo já que o Napster se endireitou, e a vantagem de se tornar “legal” é que agora os usuários podem pagar US$10 mensais pelo acesso a um catálogo de mais de 10 milhões de músicas. O aplicativo fornece aos usuários a capacidade de escutar as músicas por streaming e fazer download para seu dispositivo para que eles possam escutá-la mesmo desconectados. O aplicativo Napster para iPhone é bastante semelhante aos outros apps em muitas maneiras, como o Rdio e MOG, no conjunto de recursos, tamanho de catálogo, interface de usuário e até mesmo no custo. O grande diferencial do app é o reconhecimento do nome, talvez o motivo da sua compra pelo Best Buy em 2008.

Atualmente o mercado dos aplicativos de música está parecendo cada vez mais saturado de aplicativos que fazem praticamente as mesmas coisas, com quase o mesmo catálogo e cobrando praticamente o mesmo preço, e no final pode ser que o destaque vá para o reconhecimento de uma marca ou a facilidade do uso. O ReadWriteWeb escreveu recentemente um artigo sobre a influência que o MOG teve nas decisões de compra de música por alguns usuários, mas se outro aplicativo como este aparecer cobrando a mesma quantia e com mais opções de músicas disponíveis, é óbvio que os usuários não pensarão duas vezes para mudar. Ou se os recursos sociais como as playlists criadas pela comunidade tiverem o potencial de incentivar a nossa descoberta de novas músicas, será que a popularidade de um serviço pode vir a ser um fator decisivo?

Por enquanto, parece que o mercado da música móvel está totalmente em aberto (e a Google e a Apple podem a qualquer momento entrar nele com um serviço baseado em nuvem e derrubar muita gente), mas o Napster certamente é um concorrente sólido e promissor, afinal muitos dos primeiros mp3 que baixamos foram por lá.

O aplicativo já está disponível para download na App Store.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *