Navegg e BTBuckets: Serviços de "Behavioral Targeting" no Brasil

Este post é o primeiro da série “BrasilStart” em que iremos mapear os diversos mercados na web brasileira para identificar as startups que atuam em cada segmento e possíveis oportunidades de maneira contextualizada. Assine nosso Feed RSS para acompanhar semanalmente ou nos siga no Twitter.

targetO conceito de behavioral targeting, ou segmentação comportamental, representa a capacidade de entregar mensagens contextualizadas aos usuários durante sua navegação. Para personalizar o conteúdo e dar contexto a estas mensagens, as empresas precisam saber coisas sobre você, como: o que você gosta, o que você leu, o que você comprou. As informações coletadas podem ser usadas de diversas maneiras, como por exemplo para recomendação de produtos, de conteúdo, e seu uso mais comum é voltado para otimização de publicidade, principalmente para anúncios display (banners).

A segmentação comportamental permite selecionar e publicar anúncios mais relevantes para cada usuário. O uso destes dados ajuda os publishers a conseguir melhorar a taxa de cliques  (CTR) de seus anúncios e também ajuda a otimizar taxas de conversão. É um mercado que movimenta milhões de doláres no mundo e é controlado pelas grandes ad networks. No Brasil, temos hoje 2 startups desenvolvendo soluções bastante interessantes e com abordagens diferentes para empresas que queiram incorporar este tipo de tecnologia em seus sites. Conheça abaixo quem são os players brasileiros do mercado de Behavioral Targeting.

Navegg

Navegg – A startup foca em criar uma rede de sites que compartilham informações comportamentais de seus usuários, a fim de permitir que qualquer site, mesmo os menores consigam ter uma análise demográfica dos seus visitantes em tempo real e apartir daí possam personalizar seu conteúdo ou otimizar a publicidade em tempo real. O Navegg oferece também uma central de relatórios onde os publishers podem obter mais informações sobre os visitantes do seu site, com segmentações por gênero, idade, escolaridade e localização. O Navegg foi um dos finalistas do Desafio 2009 da FGV e recentemente apareceu no blog americano Mashable. Sua rede de sites já totaliza mais de 18.000.000 de usuários e vem demonstrando tendência de crescimento. O Navegg oferece também uma API para integração com serviços de Analytics e AdServers.

Relatório Navegg

btbuckets

BTBUCKETS – O foco do BTBuckets, que acaba de sair de sua versão beta, é criar segmentos de usuários baseados em eventos (Buckets) predefinidos ou customizados e gerar ações resposta (Targets). Pode parecer um pouco complexo, mas o processo é simples e divertido para começar a experimentar. Casos de uso como criar um segmento com os visitantes que vieram do Twitter (Bucket) e para todos os usuários deste segmento mostrar uma mensagem (target) do tipo “siga o @rwwbr no twitter”, são fáceis de criar e bastante úteis. Diferente do Navegg, não existe compartilhamento de informações comportamentais entre os sites, e os segmentos e targets criados são válidos apenas um site específico.
O BTBuckets também possui uma API para integração com Analytics e AdServers.

Relatório BTBUCKETS

Tendências para o Mercado de Behavioral Targeting

O mercado de segmentação comportamental vem evoluindo rapidamente. Cada vez mais, tecnologias de segmentação são utilizadas em outros setores além da publicidade. A segmentação invadiu o campo do CRM e já é utilizada para retenção, aquisição de clientes e recomendações personalizadas.

Os portais podem oferecer publicidade e conteúdo específico para grupos com o mesmo comportamento de navegação, e não por área do site. A análise comportamental integrada com análise demográfica desponta, e pode-se cruzar dados de interesses e criar segmentos por idade, região geográfica, e outros,  obtendo dados que envolvem outras informações além dos hábitos de cada usuário.

Privacidade e Questões Legais

Falar de Behavioral Targeting sem levantar questões de privacidade é delicado. Alguns defendem que este tipo de recomendação só gera mais relevância para o usuário, enquanto outra corrente alega que o BT é invasivo e prejudicial.

Uma das questões centrais que as pessoas se preocupam é como seus dados estão sendo coletados, analisados e usados. Hoje o mercado se mostra maduro quanto a isso e tanto Navegg quanto BTBuckets trabalham com dados anonimizados, oferecendo opções para que os usuários façam opt-out, caso não queiram participar da rede ou expor seus dados. “Acredito firmemente que esse tipo de auto-regulamentação é suficiente: o mercado sabe quem é ‘bom’ e quem é ‘mau’.”, afirma Adriano Brandão, cofundador do Navegg.

Modelos de auto-regulamentação têm-se mostrado bem sucedidos nos EUA e Europa e apostamos que o Brasil deva seguir pelo mesmo caminho.

E você leitor, o que acha das possibilidades do Behavioral Targeting? É favorável ao usuário ou invasivo? Deixe sua opinião nos comentários.

0 responses to “Navegg e BTBuckets: Serviços de "Behavioral Targeting" no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *